Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz integra conselho de plataforma internacional para reposicionamento de medicamentos


29/09/2022

CCS

Compartilhar:

A Fiocruz, por meio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), está integrando o Repurposing of Remedies 4ALL – REMEDI4ALL, um projeto financiado pela Comissão Europeia e que visa apoiar o reposicionamento de medicamentos. Com previsão inicial de funcionamento por cinco anos, e financiamento de 25 milhões de euros, a plataforma é integrada por 26 instituições de todo o mundo, entre hospitais, instituições de pesquisa, órgãos regulatórios, empresas farmacêuticas e associações de pacientes. O CDTS será representado pelo advogado Marco Tulio de Barros e Castro no Conselho de Políticas, que teve sua primeira reunião nos dias 20 e 21 de setembro, em Amsterdã, na Holanda.

Uma das atividades do projeto é apresentar recomendações sobre políticas que possam facilitar o reposicionamento de medicamentos (propriedade intelectual, regulação, acesso a mercados), além de fornecer apoio científico e legal. A participação do CDTS na plataforma é fruto da parceria com o Consórcio Europeu de Infraestrutura para Medicina Translacional (Eatris), cujo memorando de intenções foi assinado em 2020. A partir daí surgiu o convite para o REMEDI4ALL.

"A Covid-19 destacou a questão do reposicionamento de medicamentos", explica Marco Tulio, que é advogado do Escritório de Inovação do CDTS/Fiocruz. "A lógica é que o desenvolvimento de novos medicamentos é caro e longo. Ganha-se tempo e se economiza usando fármacos já existentes. Além disso, um remédio que já existe não levanta muitas preocupações quanto à segurança", acrescenta. Isso pode ser especialmente importante para doenças raras, cujo desenvolvimento de medicamentos sai caro. A Fiocruz desenvolve atualmente pesquisas para o reposicionamento de medicamentos. Para Marco Tulio, além do apoio, a plataforma deverá aproximar pesquisadores de fontes de financiamento.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar