Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz inicia preparação de resposta à gripe aviária


01/06/2023

CCS

Compartilhar:

A Presidência da Fiocruz publicou ontem (31/5) a Portaria nº 518, que nomeia o grupo de Coordenação Institucional de preparação e resposta à influenza aviária altamente patogênica (H5N1). O grupo terá a responsabilidade de elaborar, monitorar e articular um plano de preparação e resposta da instituição frente aos diversos cenários possíveis de circulação do vírus, em articulação com o Ministério da Saúde. 

Em maio deste ano, foram detectados os primeiros casos de gripe aviária (H5N1) em aves migratórias e outros animais silvestres no Brasil. Embora não haja casos em humanos até o momento, a pandemia de Covid-19 deixou o aprendizado da importância de organizar previamente estruturas e capacidades adequadas para o acionamento de respostas rápidas em caso de agravamento do cenário. 

“Temos que nos preparar para uma crise mesmo que ela não aconteça. Acumulamos capacidade técnico-científica e de produção durante a pandemia de Covid-19 e temos o papel, como instituição estratégica do estado brasileiro, de estarmos prontos para apoiar o Ministério da Saúde, caso a H5N1 venha a se tornar uma emergência em saúde pública”, explica o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. 

No dia 29 de maio, já houve uma primeira reunião da Presidência com alguns especialistas no tema para atualização de cenário e articulação de medidas internas de preparação nos campos da vigilância, assistência, insumos e produção. 

Em breve será agendada reunião deste grupo com o Ministério da Saúde para apresentação das capacidades institucionais de resposta e apoio a estratégias da pasta, bem como para o alinhamento de um plano interno de preparação.

Voltar ao topoVoltar