Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz inicia avaliação de trabalhos da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


24/09/2018

Por: Renata Fontoura (ICC/Fiocruz Paraná)

Compartilhar:

Ao longo das próximas semanas, as seis coordenações regionais da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) avaliarão os 1.228 trabalhos de todo o Brasil inscritos na 9ª edição. Pela primeira vez, todos os 26 estados da Federação mais o Distrito Federal estarão representados na iniciativa, que registrou números recordes de inscrições.

As comissões julgadoras formadas pelas Regionais Olímpicas da Fiocruz – Centro-Oeste, Minas/Sul, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Sudeste – trabalharão nas avaliações até 11 de outubro, e os resultados serão anunciados no Dia do Professor, 15 de outubro.

Cada uma irá selecionar seis destaques regionais de acordo com modalidades e categorias de inscrições. Para receberem a premiação, alunos e professores representantes dos 36 selecionados viajarão ao Rio de Janeiro para conhecerem a sede nacional da Fiocruz, em Manguinhos, e compartilharem experiências e ideias inovadoras para o ensino em ciências. "Os trabalhos enviados pelos Correios estão sendo organizados para que os jurados das diferentes áreas do conhecimento possam analisar não apenas a pertinência do tema e o conteúdo científico, mas também a criatividade e o envolvimento dos alunos nos projetos desenvolvidos em salas de aula e escolas de todo o país", explica a coordenadora nacional da Obsma, Cristina Araripe.

Na semana de premiação nacional, uma nova comissão de avaliação composta por cientistas, artistas, escritores, jornalistas e gestores públicos se reunirá para selecionar os seis destaques nacionais da 9ª Obsma, um para cada uma das três modalidades – Projeto de Ciências, Produção de Texto e Produção Audiovisual – nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Em 2018, além dos trabalhos selecionados na etapa regional, teremos o Prêmio Ano Oswaldo Cruz, em homenagem ao centenário da morte do patrono de nossa instituição, cientista que protagonizou importantes conquistas no campo da saúde pública e da própria história das ciências no Brasil.    

Acesse o site da 9ª Obsma e acompanhe as atualizações nas redes sociais. Informações do trabalho das comissões avaliadoras serão divulgadas para que todos possam acompanhar essa etapa.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar