09/10/2008
Fiocruz abre cursos de mestrado na Argentina
Os cursos de mestrado nas áreas da Biologia Molecular e Celular e Epidemiologia em Saúde Pública da Fiocruz foram lançados em Buenos Aires, Argentina. A iniciativa dos Ministérios de Saúde dos dois países foi apoiada no Brasil pelos Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.
Estiveram presentes na solenidade de abertura o Vice Ministro da Saúde da Argentina, Carlos Sarati, o Diretor da Associação de Laboratórios Nacionais de Saúde Pública da Argentina, Gustavo Rios, a Vice Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, a Diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Tânia Araújo Jorge, a representante da Embaixada Brasileira, Marise Guebel e o presidente da Capes, Jorge Guimarães, que proferiu a aula inaugural do evento, com o tema Novos desafios para o desenvolvimento científico brasileiro.
O evento, que contou também com a presença dos alunos, professores e pesquisadores argentinos e brasileiros, teve seu ponto alto na reafirmação dos laços de solidariedade e integração entre os dois países mais desenvolvidos do Cone Sul, tomando a área do desenvolvimento científico e tecnológico como o pano de fundo para esta aproximação.