Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz, IBRO e Sociedade Max-Plank promovem curso sobre depressão no IOC


23/06/2015

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

Caracterizada principalmente por uma tristeza profunda, recorrente e aparentemente sem fim, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica que, a cada ano, afeta milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O distúrbio é uma das causas mais comuns de incapacitação para o trabalho, o que a torna um dos grandes problemas de saúde pública da atualidade.

Compreender as bases neurais da depressão é o objetivo do curso “The Neural Basis of Depression”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Organização Internacional de Pesquisas do Cérebro (IBRO, na sigla em inglês) e pela Sociedade Max-Planck de Buenos Aires. O diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino, integra a comissão organizadora do encontro. O evento discutirá ainda fatores que colaboram para um entendimento mais global da doença como as suas possíveis causas, sua relação com o estresse e a identificação de marcadores biológicos que auxiliem no seu diagnóstico.

A iniciativa acontece no dia 7/7, das 9h às 12h30, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz em Manguinhos (Avenida Brasil, 4365). Estudantes de pós-graduação e pesquisadores podem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 3/7.

A relevância da experimentação animal no entendimento dos fatores celulares da doença e os dados epidemiológicos também serão temas do curso. O objetivo é criar um diálogo multidisciplinar entre as diferentes áreas de pesquisa em depressão.

:: Confira abaixo os temas do curso:

The Epidemiology of Depression, por Evandro Coutinho, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz)

MR-GR balance as a vulnerability factor for psychopathology, por Marian Joëls, do Brain Center Rudolf Magnus, da University Medical Center Utrecht, na Holanda

Proteomics in psychiatry: elucidating biology and identifying biomarkers, por Daniel Martins-de-Souza, Laboratorio de Neuroproteômica, da Universidade de Campinas (UNICAMP)

Dissecting CRH-controlled Neurocircuitries of Stress and Anxiety, por Jan Deussing, do Max Planck Institute of Psychiatry, de Munique, na Alemanha

Uncovering the Signalosome of the Antidepressant Response, por Damian Refojo, do Biomedicine Research Institute of Buenos Aires, da Argentina

Voltar ao topoVoltar