Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz firma parcerias com instituições de saúde peruanas


18/12/2012

Compartilhar:

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

A Fiocruz ampliou seu campo de cooperação com o Peru nas áreas de produção de medicamentos e vacinas e de formação de recursos humanos, durante reunião realizada nesta sexta-feira (14/12). Participaram do encontro o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, representantes de unidades da Fiocruz e os responsáveis por entidades peruanas: Pedro Yarasca, em nome da Direção Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas do Peru; e Victor Suarez Moreno, do Instituto Nacional de Saúde, do mesmo país.

Um dos objetivos dos espacialistas peruanos é desenvolver a capacidade produtiva de medicamentos no Peru. Para isso, foram pactuadas duas linhas de cooperação com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz): uma é relacionada com programas especiais de controle de malária, tuberculose e HIV-Aids; outra é relativa a doenças crónicas.

Além do estímulo à produção, Yarasca e Moreno também estão interessados em implantar o modelo da Farmácia Popular em seu país. A partir da reunião, foi decidido que os técnicos do Farmácia Popular no Brasil visitarão o Ministério da Saúde do Peru e depois os especialistas do país visinho visitarão o MS do Brasil.

No âmbito da formação de recursos humanos, os agentes da Fiocruz serão a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).  A Ensp realizará uma segunda edição do Mestrado em saúde pública para profissionais peruanos, dessa vez, com o apoio do Instituto Nacional de Saúde (INS/Misal) do Peru; o INCQS oferecerá curso de pós-graduação em vigilância sanitária; e a EPSJV será responsável por um curso de educação continuada destinado a técnicos sanitários de nível médio.

Leia mais.

Voltar ao topoVoltar