Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz, ESPM e UNFPA debatem metas da Agenda 2030 no Brasil


13/12/2023

Cristina Azevedo (CCS/Fiocruz)

Compartilhar:

Qual a situação do Brasil para o alcance das metas propostas pela Agenda 2030? E quais as perspectivas de futuro, considerando a vinda da COP30 para o Brasil, no ano que vem? Estas são as perguntas que vão nortear o 3º Fórum Terra 2030, evento organizado pela Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 da Fiocruz, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), na próxima quinta-feira (14/12), a partir das 10h, em edição online.

A mesa principal do Fórum, vai reunir o secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Secretaria-Geral da Presidência da República, Sérgio Godoy; a coordenadora geral da Gestos e cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil, Alessandra Nilo; e o pesquisador da Fiocruz e coordenador do Grupo de Pesquisa de Políticas em Saúde e Proteção Social, Rômulo Paes. Eles irão debater o Estado da arte da Agenda 2030 no Brasil e perspectivas de futuro.

“A COP30 ocorrerá no Brasil, em 2025, na cidade de Belém. Este será um momento estratégico para apresentarmos um balanço das ações em prol de uma sociedade equitativa e sustentável”, observou o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030) e ex-presidente da Fundação, Paulo Gadelha. “Nesse sentido, o 3º Fórum Terra 2030, a partir da união de três instituições [Fiocruz, ESPM e UNFPA] segue acumulando o debate e visa delinear e discutir caminhos viáveis que impulsionem a implementação e a territorialização dos ODS postos pela Agenda 2030. Também demonstra que a sinergia entre sociedade civil, organizações sociais e projetos desenvolvidos pela Fiocruz é um catalisador de transformações de envergadura”, acrescentou. 

Participam da abertura do evento, além de Gadelha, a diretora de Projeto Sociais da ESPM, Flávia Flamínio; a representante auxiliar do UNFPA no Brasil, Junia Quiroga; e o secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Godoy. 

"A ESPM, como signatária do Pacto Global, tem cada vez mais investido em ações com impacto socioambiental, seja por meio do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, seja por meio da nossa agência de voluntariado, a ESPM Social", explicou Flávia Flamínio.

Na ocasião será lançado o 2ª Edital Terra 2030, que vai selecionar projetos da Fiocruz que atuam em articulação com movimentos e organizações sociais em prol da Agenda 2030. As iniciativas receberão auxílio financeiro e de consultoria de comunicação e gestão de projetos. Todas as iniciativas devem desenvolver novas tecnologias sociais com intervenção em territórios sustentáveis.

Na parte da tarde, a partir das 14h, os cinco projetos selecionados na edição anterior deste edital, em 2022, vão apresentar e debater os resultados obtidos.

O Fórum é gratuito e pode ser acompanhado pelo YouTube da Fiocruz.

Serviço
3º Fórum Terra 2030
14 de Dezembro,
Horário: 10h
Local: YouTube da Fiocruz

Transmissão pela manhã:

 

Transmissão à tarde:

Voltar ao topoVoltar