Início do conteúdo

Fiocruz encerra a semana de programações ao vivo da SNCT 2021

08/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) na Fiocruz encerra sua semana de programações ao vivo. Ao todo, entre os dias 4 e 8 de outubro, ocorreram 81 atividades, sendo 45 no YouTube da Fiocruz, 27 no Zoom e nove nos canais de YouTube e TV do Canal Saúde. Além da programação ao vivo, o evento também conta com o lançamento de uma série de programações previamente gravadas, produzidas na temática nacional da SNCT 2021: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

O primeiro lançamento aconteceu ainda em setembro, no Esquenta SNCT 2021, onde foram lançados os podcasts produzidos por diversas unidades da Fiocruz, disponíveis em todas as plataformas de áudio do Canal Saúde. Ao todo, são sete podcasts, que tratam sobre temas relacionados à pandemia de Covid-19, sustentabilidade, divulgação científica e muito mais.

Ao longo do mês de outubro, serão lançados vídeos no YouTube da Fiocruz, sempre em duas versões: uma com libras e legenda, e outra com audiodescrição. Os lançamentos serão feitos em blocos, com todos os vídeos de um mesmo formato estreando no mesmo dia. Na programação teremos visitas aos ambientes da Fiocruz (13/10), imersão em ambientes virtuais (15/10), programações infantojuvenis (18/10), atividades interativas (20/10), depoimentos (25/10) e intervenções artísticas (27/10).

Os primeiros vídeos lançados serão do tipo “portas abertas”, que se propõem a mostrar à comunidade os espaços e o trabalho da Fundação. Uma dessas atividades é o Simulado da Produção do IFA Covid-19 produzido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que tem como objetivo mostrar à população o passo a passo da fabricação nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina Covid-19 (recombinante). Segundo Danielle Guedes, assessora de comunicação da unidade, “o vídeo apresenta as competências técnicas e tecnológicas da Fiocruz, através de Bio-Manguinhos, para viabilizar, em tempo recorde, a incorporação da tecnologia para a produção 100% nacional da vacina Covid-19 (recombinante) para a população”.

Já no dia 25 serão lançados vídeos de depoimentos produzidos por diversas unidades da instituição. A Fiocruz Ceará e a Cooperação Social prepararam vários desses depoimentos, destacando que eles “trazem vida, trazem esperança, trazem possibilidades de cultivar a vida, a partir das tecnologias sociais, das relações humanas”, segundo a proponente Ângela Ostritz.

Toda a programação da SNCT 2021 – ao vivo e previamente gravada – vai continuar disponível por tempo indeterminado no canal do YouTube da Fiocruz e no Canal Saúde. Serão mais de 170 atividades disponíveis ao fim do mês de outubro. Assim, a Fiocruz encerra a Semana Nacional mostrando que “defende que a ciência, com sua capacidade de propor novos futuros e transformações, deve atravessar todas as esferas da vida no planeta”, como afirma Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Voltar ao topoVoltar