Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz em Petrópolis sedia Seminário Internacional sobre Equidade em Saúde da IANPHI


21/08/2023

Aline Ricly e Luiz Pistone (Fórum Itaboraí/Fiocruz)

Compartilhar:

O Fórum Itaboraí, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, e a Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI) irão promover, a partir desta segunda-feira (21/8), o Seminário Internacional sobre Equidade em Saúde. Na ocasião, será debatido o tema: Abordando as desigualdades para um futuro saudável. O evento ocorre até quarta-feira (23/8), é fechado para convidados, mas terá transmissão aberta e ao vivo pelo canal do Fórum Itaboraí no YouTube, com tradução em espanhol e inglês.

A abertura, no dia 21, irá contar com a presença do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Hermano Castro; do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo; da diretora do escritório da Ianphi nos Estados Unidos, Ellen Whitney; e do diretor do Fórum Itaboraí e coordenador da rede latino-americana da IANPHI, Felix Rosenberg.

O seminário irá reunir, de maneira presencial e on-line, cerca de 30 colaboradores renomados de Institutos Nacionais de Saúde Pública (Insp) de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, México, Peru, Venezuela, Chile, Canadá e Moçambique, bem como a colaboração de organismos como OPS, Comisca, OTCA e Oras. A ideia do encontro é estabelecer um entendimento comum sobre abordagens eficazes e discutir medidas concretas para enfrentar as desigualdades sociais o âmbito da saúde.

Entre os principais objetivos do Seminário estão: compartilhar experiências e abordagens bem-sucedidas de equidade em saúde dentro da rede de Institutos Nacionais de Saúde Pública latino-americanos, definir metas e ações concretas para abordar as desigualdades em saúde, desenvolver ideias inovadoras para um projeto de indicadores para a ação intersetorial e elaborar um roteiro para orientar as ações dos institutos na busca pela equidade em saúde.

Durante três dias, os participantes vão discutir e compartilhar conhecimentos e perspectivas para criar soluções eficazes. Os resultados esperados incluem a formulação de planos de trabalho colaborativos, a criação de documentos de síntese para disseminação, a preparação de atividades de capacitação e a elaboração de um cronograma de acompanhamento dos compromissos assumidos.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar