07/11/2012
A presidente da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos, Shirley Tilghman, esteve na Fiocruz, na quinta-feira (1º/11), para discutir formas de cooperação com a Fundação. A ideia é promover o intercâmbio entre docentes e estudantes das duas instituições para, então, haver a definição das áreas de interesse comuns para que, posteriormente, seja assinado um termo de cooperação entre ambas.
Segundo Tilghman, a parceria com a Fiocruz está baseada nas semelhanças de vocação das duas instituições e no aumento da demanda pela temática da saúde global em Princeton. “Nossos alunos têm se mostrado cada vez mais interessados em trabalhar com saúde global e solicitado mais cursos e oportunidades de pesquisa na área de saúde", argumentou.
Da mesma forma, o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, acredita que a área de governança em saúde e saúde global vem adquirindo um papel cada vez mais relevante para o Brasil, o que justifica a importância do estabelecimento de uma parceria com Princeton.