Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e Japão estreitam relações de cooperação


03/05/2013

Danielle Monteiro / Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

Com o intuito de ampliar o leque de parcerias estabelecidas com a Fiocruz nos últimos anos, o vice-ministro da Saúde, Trabalho e Assistência Social do Japão, Kenya Akiba, esteve em visita à Fiocruz na terça-feira (30/4). Em encontro com o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, Akiba solicitou o apoio da instituição, por meio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), em um trabalho conjunto sobre doenças negligenciadas. A Fundação tem tradição em parcerias com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) em campos diversificados como saúde do trabalhador, tuberculose e no fortalecimento do sistema de saúde de Angola.

"O Instituto Kitasato, a universidade de Osaka e a Jica já têm algumas cooperações com a Fiocruz, mas não queríamos nos limitar apenas a estas duas instituições. Queremos ampliar essas parcerias em diversas áreas e estreitar esse relacionamento de cooperação", explicou Akiba.

Além da possibilidade de novas parcerias, o vice-ministro japonês demonstrou interesse no sistema de saúde brasileiro e em suas tecnologias e serviços de saúde. Para Gadelha, as características sociais e econômicas do Japão tornam a cooperação com o país muito importante. "Esse é o momento de retomarmos e ampliarmos nosso leque de parcerias com o Japão em diversas áreas como no desenvolvimento de medicamentos e no campo de doenças crônicas não transmissíveis", disse. Os representantes das duas instituições acordaram em agendar encontros para a definição de detalhes sobre como vão se dar as futuras parcerias e quais serão seus planos de ação.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Esse é o momento de retomarmos e ampliarmos nosso leque de parcerias com o Japão em diversas áreas como no desenvolvimento de medicamentos e no campo de doenças crônicas não transmissíveis (Paulo Gadelha - presidente da Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar