Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz é homenageada com a Medalha Rui Barbosa


16/11/2023

COC/Fiocruz, com informações do Icict/Fiocruz

Compartilhar:

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) foi agraciada, na última sexta-feira (10/11), com a Medalha Rui Barbosa, concedida a personalidades, lideranças e instituições que se destacaram na defesa da democracia e da cultura no Brasil. Na cerimônia, que aconteceu na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em Botafogo, no Rio de Janeiro, a instituição homenageou também o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Os diretores de ambas as unidades da Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro (COC/Fiocruz) e Rodrigo Murtinho (Icict/Fiocruz) participaram da cerimônia e receberam as medalhas.  

Representantes da Fiocruz recebem Medalha Rui Barbosa (foto: Glauber Gonçalves, COC/Fiocruz)

 

“Esta homenagem marca uma longa relação entre as duas casas, a Casa de Rui Barbosa e a Casa de Oswaldo Cruz, que comungam de valores muito similares, que passam pela importância da pesquisa em história, pela valorização da memória, pela preservação do patrimônio cultural e pelas políticas públicas na área da cultura”, afirmou o diretor da COC/Fiocruz, Marcos Pinheiro. Para ele, a cerimônia de entrega da medalha foi também a celebração de um momento de retomada para a Casa de Rui Barbosa após os percalços enfrentados pela instituição no período do último governo. “Este é um movimento que está em curso no país: a cultura voltou, a democracia voltou, a ciência e a saúde voltaram”, declarou o diretor. “Temos uma interface muito grande com a Casa de Rui Barbosa, que passa por uma questão muito cara à Fiocruz, que é a relação entre ciência, cultura e saúde”.

Rodrigo Murtinho e Marcos Pinheiro: diretores do Icict e da COC, unidades da Fiocruz, com a Medalha Rui Barbosa 2023 (foto: Vanor Correia, Icict/Fiocruz)

 

Já o diretor do Icict/Fiocruz, Rodrigo Murtinho pontuou a importância do trabalho desenvolvido pela unidade no projeto, por da VideoSaúde Distrbuidora. "Foi uma alegria imensa receber essa medalha, principalmente no ano da retomada das políticas públicas nas diferentes áreas, entre elas a cultura. Essa homenagem é fruto do reconhecimento de uma parceria importante que estamos desenvolvendo, com a Casa de Rui Barbosa e a Casa de Oswaldo Cruz, para preservação de acervos fundamentais da nossa cultura. O trabalho de excelência que a VideoSaúde está desenvolvendo na área da preservação audiovisual é motivo de orgulho para todos nós", ressaltou.  

Confira a cerimônia de premiação na íntegra. 

 

FCRB e Fiocruz firmam parceria para a preservação de acervos

Na cerimônia de entrega da medalha, o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, mencionou a mais recente parceria firmada com a Fiocruz. “Estamos celebrando um Termo de Execução Descentralizada [TED] com a Fundação Oswaldo Cruz, a quem agradecemos a parceria, para um projeto [...] visando à preservação de acervos arquivísticos de ambas as instituições", disse.

O projeto envolve a COC, o Icict, por meio da VideoSaúde Distribuidora, e a FCRB, instituições que possuem a guarda de acervos semelhantes e têm como objetivo desenvolver e implementar estratégias para a preservação desses conjuntos. 

O termo estabelece oito metas, entre as quais a definição da documentação e da infraestrutura tecnológica para a preservação digital dos acervos do Serviço de Arquivo Histórico da FCRB e do Departamento de Arquivo e Documentação da COC/Fiocruz; e a implementação do repositório digital de preservação na FCRB e de um laboratório de digitalização para a preservação digital do acervo arquivístico audiovisual da VideoSaúde Distribuidora.

“Entre as metas, está incluída também a criação de instrumentos normativos, como o plano de preservação digital do arquivo histórico e um manual de digitalização”, explica Marcus Vinícius Pereira da Silva, bibliotecário da COC e coordenador-adjunto do Fórum de Preservação Digital da Fiocruz.

Assistente técnica do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda) da Fiocruz, Karina Praxedes destaca que o termo é específico para documentos arquivísticos, que reúnem quatro diferentes gêneros: textual, iconográfico, audiovisual e sonoro. “Com o TED, vamos partir para a prática da preservação digital dos documentos arquivísticos. Executar o que está nas normas [arquivísticas] é bastante desafiador”, avalia.

Leia mais:

Icict e COC recebem a Medalha Rui Barbosa 2023

Voltar ao topoVoltar