Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz é destaque no Prêmio Capes de Tese 2016


14/10/2016

Por: Leonardo Azevedo / Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou (11/10) o resultado do Prêmio Capes de Tese 2016. Entre os selecionados, está a tese de Nívea Farias Luz, aluna do Curso de Pós-graduação Patologia Humana e Patologia Experimental, programa em rede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mais cinco trabalhos da Fiocruz receberão Menção Honrosa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 14 de dezembro.

Nívea Farias Luz foi a vencedora da categoria Medicina II, com a tese Ativação da Heme Oxigenase-1 e via da necroptose como mecanismos imunopatogênicos na infecção de macrófagos por Leishmania Infantum, com orientação da pesquisadora da Fiocruz Bahia Valéria de Matos Borges. A edição de 2016 do Prêmio contemplou as teses de doutorado defendidas em 2015 em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes.

“Estamos certos que o aumento no número de trabalhos selecionados em áreas diferentes do conhecimento na edição deste ano do Prêmio é resultado da qualidade e o compromisso dos alunos, professores e dos programas da instituição, além da consolidação do Programa de Excelência para a pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz”, ressalta a coordenadora-geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam.

Menção honrosa

As duas teses escolhidas da categoria Saúde Coletiva são da Fiocruz. Maria Leticia Santos Cruz, do Programa de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), foi selecionada pela tese Crianças e adolescentes vivendo com HIV em acompanhamento em serviços brasileiros: análise dos fatores de vulnerabilidade na Adesão ao tratamento antirretroviral, sob orientação de Simone Souza Monteiro, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e coorientação de Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiros Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). O outro trabalho escolhido na categoria foi de Aline Silva-Costa, do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz, com a tese Trabalho noturno e diabetes tipo 2: resultados da linha de base do estudo longitudinal de saúde do adulto Elsa-Brasil, sob orientação de Rosane Härter Griep.    

Na categoria Ciências Biológicas II, Isabela Resende Pereira, do Programa de Biologia Celular e Molecular do IOC/Fiocruz, receberá a Menção Honrosa pela tese Regulação da resposta imune como alvo de intervenção terapêutica na cardiomiopatia chagásica crônica experimental, orientada pela pesquisadora Joseli Lannes-Vieira.

Já na categoria História, Pedro Felipe Neves de Muñoz, do Programa de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) foi selecionado com a tese À luz do biológico: psiquiatria, neurologia e eugenia nas relações Brasil-Alemanha (1900-1942), sob orientação da pesquisadora Cristiana Facchinetti.

Cristiane Caldeira da Silva, do Programa de Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), receberá Menção Honrosa com a tese Avaliação da contaminação pirogênica em soros hiperimunes e ambientes sujeitos a vigilância sanitária: comparação dos métodos in vitro e in vivo aplicados ao controle da qualidade, com orientação de Isabella Fernandes Delgado, do INCQS, e Aurea Maria Lages De Moraes, do IOC.

Voltar ao topoVoltar