Início do conteúdo

Fiocruz divulga datas e horários das aulas inaugurais

Aulas inaugurais Fiocruz

03/03/2021

Fonte: CCS/Fiocruz*

Compartilhar:

A Fiocruz divulga a relação das aulas inaugurais 2021. Confira as datas, horários, informações sobre temas, palestrantes e os links de transmissão.

4 de março

Unidade: Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)
Tema: Pandemia de Covid-19: as respostas da Fiocruz e do INI
Palestrante: Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). Mestre em Medicina Social e doutor em Ciências. É professor emérito da Fiocruz, membro titular da Academia Nacional de Medicina do Brasil e membro honorário da Academia Portuguesa de Medicina e da Academia Nacional de Medicina da Argentina. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Isalud, da Argentina, e pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal. Foi presidente da Fiocruz por dois mandatos (2001-2008) e diretor da Ensp por duas vezes (1989-1992 e 1998-2000), tendo também sido vice-diretor da Ensp (1985-1989) e vice-presidente da Fiocruz (1992-1996). Atualmente é diretor do Centro Colaborador em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da Organização Pan-americana/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). Atua nos campos da saúde pública, promoção da saúde, determinantes sociais da saúde, diplomacia da saúde e saúde global.
Horário: 14h
Link de transmissão: www.ini.fiocruz.br

5 de março

Unidade: Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)
Tema: A Pesquisa Clínica no INI
Palestrante:  Rosely Zancopé, vice-diretora de Pesquisa Clínica do INI. Graduada em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Parasitária, doutorado em Ciências (Microbiologia) e pós-doutorado pelo Centers for Disease Control. Tem experiência na área de microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: histoplasmose, candidíase, esporotricose onde sua maior atuação se volta para o diagnóstico laboratorial e epidemiologia destas micoses.
Horário: 9h
Link de transmissão: www.ini.fiocruz.br

7 de março

Aula Inaugural Fiocruz
Tema: Brasis Brasil
Palestrante: Antonio Carlos Nóbrega, nascido em Recife, é conhecido pela sua capacidade de expressar a pluralidade da cultura popular brasileira por meio de diversas linguagens artísticas. Divulgando sua arte por diversos países, o artista é um grande estudioso da música, dança, literatura e arte cênica. Nóbrega ajudou a implantar o Departamento de Artes Corporais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Teatro Escola Brincante, em São Paulo, com cursos e oficinas para artistas populares.
Horário: 9h30
Link de transmissão: canal da Fiocruz no Youtube
Leia mais e veja a programação

8 de março

Unidade: Escola de Governo Fiocruz - Brasília
Tema: Mulher, ciência e pandemia
Palestrante: Margareth Dalcolmo, médica pneumologista e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Horário: 14h30 às 17h30
Link de transmissão: Canal da Fiocruz Brasília no YouTube

11 de março

Unidade: Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
Tema: Fazendo ciência em tempos de sindemia
Palestrante: Miguel Nicolelis, professor titular de neurobiologia da Universidade Duke (EUA)
Horário: 14h
Link: Canal do IOC no YouTube

15 de março

Unidade: Instituto Leônidas e Marie Deanne (Fiocruz Amazônia)
Tema da palestra: A pandemia de Covid-19 na Amazônia e no Brasil 
Palestrantes: Bernardo Lessa Horta (UFPel) e Felipe Gomes Naveca (Fiocruz Amazônia)
Horário: 9h
Link de transmissão: Plataforma Zoom - ID 973 8250 7267 e Passcode: 76904

16 de março

Unidade: Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná)
Tema: Ubuntu: na ciência, na arte, na vida
Palestrante: Wilson Savino (IOC/Fiocruz)
Horário: 9h:30
Transmissão pelo Zoom ID 5953 3846 63

Unidade: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)
Tema: Nos tempos da espanhola: a gripe bailarina de 1918 e o Brasil de 2020
Palestrante: Lilia Schwarcz, professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. É autora de, entre outros livros, O espetáculo das raças (1993), As barbas do imperador (1998, prêmio Jabuti de Livro do Ano), Brasil: Uma biografia (com Heloisa Murgel Starling, 2015) e Lima Barreto: Triste visionário (2017, prêmio Jabuti de Biografia).
Horário: 10h
Link de transmissão: Canal no Youtube da VideoSaude Distribuidora

17 de março

Unidade: Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia)
Tema: A produção científica sobre Covid-19 e as desigualdades sociais
Palestrante: Estela Aquino, professora titular aposentada e professora participante especial do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFBA. É membro titular da Academia de Ciências da Bahia. De 1990 a 2018, foi coordenadora do Musa – Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde, que integra a estrutura matricial do Instituto de Saúde Coletiva. Desde 2018, participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Global sobre Políticas e Desigualdades em Saúde do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz). É pesquisadora do Elsa-Brasil: Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto. Atualmente, está na coordenação executiva da Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade, projeto de colaboração científica e multidisciplinar (Cidacs/Fiocruz Bahia/ UFBA) focado na pandemia de Covid-19. Em 2009, foi agraciada com a Homenagem 25 Anos da Saúde da Mulher e Cairo + 15, pelo Ministério da Saúde, por sua significativa contribuição aos últimos 25 anos de conquistas e avanços na Saúde da Mulher no Brasil e por sua iniciativa em defesa da equidade e respeito de gênero para os direitos humanos das mulheres. Atua na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia. Os termos que melhor definem sua produção são: gênero e saúde, saúde de adultos, saúde reprodutiva, saúde e trabalho, epidemiologia.
Horário: 9h
Link de transmissão

19 de março

Unidade: Casa de Oswaldo Cruz (COC)
Tema: Negacionismos e revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque
Palestrante: Marcos Napolitano, da USP. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre história e música popular e história e cinema. Marcos Francisco Napolitano de Eugênio é doutor e mestre em História Social pela USP, instituição da qual é docente. Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 1994 e 2004 e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III, em 2009.
Horário: 14h
Link de transmissão: Página da COC no Facebook

26 de março

Unidade: Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco)
Tema: 
Covid-19: ecos de epidemias passadas
Palestrante: Stefan Cunha Ujvari. Médico infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, ambos em São Paulo. Stefan Ujvari é também autor de livros como: História da humanidade contada pelos vírus (2008); Pandemias: a humanidade em risco (2010); História do século XX pelas descobertas da medicina (2014) e História das Epidemias (2020).
Horário: 10h
Link de transmissão: Canal da Fiocruz Pernambuco no Youtube

* com informações das assessorias de comunicação das unidades

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar