Início do conteúdo

Fiocruz divulga chamada para Prêmio de Teses e Medalha de Mérito Educacional


15/04/2021

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para candidaturas à Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional e ao Prêmio Oswaldo Cruz de Teses. A Medalha Virginia Schall é destinada a servidores da Fiocruz com reconhecida trajetória de vida e atuação no campo da educação em saúde. Já o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses é voltado a alunos que defenderam trabalhos entre maio de 2020 e abril de 2021. 

A coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse, comentou sobre o processo de adaptação da Fiocruz ao ensino remoto, destacando a continuidade das atividades educacionais, desde a seleção dos estudantes até a defesa de seus trabalhos neste ano de pandemia. “Para nós, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, responsável pela iniciativa, é extremamente relevante manter essas atividades, em especial as que incentivam, impulsionam e entusiasmam nossos estudantes e professores. Da seleção à premiação será desafiador, mas é gratificante, em meio a tudo que estamos vivendo, conseguirmos dar seguimento ao Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e à Medalha Virginia Schall de Mérito, pois essas iniciativas valorizam as pesquisas e trabalhos desenvolvidos em nossa instituição”.

Medalha Virginia Schall

As inscrições para a Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional estão abertas até 20 de agosto. A honraria busca valorizar a trajetória de vida de servidores e servidoras da Fiocruz com reconhecida atuação no campo da educação em saúde. Para o ano de 2021, somente serão aceitas candidaturas de profissionais com destacada atuação na saúde coletiva e nas ciências humanas e sociais. A candidatura poderá ser apresentada de três formas: autoindicação – o servidor apresenta a sua própria candidatura; indicação por Conselho Deliberativo (CD) de unidade da Fiocruz; indicação pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) de programa de pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz.

A chamada interna anual da Medalha identificará a área na qual ocorrerá a concessão. A divulgação do resultado acontecerá em 22 de setembro e a solenidade de entrega da Medalha será no dia 15 de outubro, quando tradicionalmente acontece a Semana de Educação da Fiocruz.

Oswaldo Cruz de Teses

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde nas diversas áreas temáticas de atuação da Fundação. As inscrições estão abertas até o dia 2 de julho. Podem concorrer ao prêmio autores e autoras de teses defendidas entre os meses de maio de 2020 e abril de 2021 nos cursos da Fundação, em cursos com os quais a instituição participa de forma compartilhada e que sejam registrados na Coordenação-Geral de Educação (CGE). Não há restrição ao número de egressos de cada curso para inscrição.

Será selecionada uma tese de cada uma das áreas seguintes áreas: Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina; Medicina; Saúde Coletiva; Ciências Humanas e Sociais. O programa de pós-graduação ao qual o aluno está vinculado não limita a escolha da área. O candidato ou programa deve indicar no formulário de inscrição a área temática na qual melhor se enquadra o trabalho.

A divulgação do resultado acontecerá em 20 de setembro e a solenidade de entrega da Medalha será realizada em outubro, quando tradicionalmente acontece a Semana de Educação da Fiocruz. Receberão o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses os candidatos indicados pela Comissão e também os professores orientadores de cada um deles. Além do certificado, cada egresso premiado receberá um apoio financeiro de até R$ 7.500 para participação em evento acadêmico-científico nacional ou internacional, que poderá ser utilizado para deslocamento, inscrição e estadia.

Dado o atual cenário de pandemia, neste ano foram inseridas outras possibilidades de uso do recurso, como: inscrição em evento remoto, publicações de artigos em revistas especializadas, traduções de artigos, cursos a distância e compra de livros acadêmicos.

Voltar ao topoVoltar