Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz destaca seu papel na área de ciência de dados em seminário em Brasília   


16/09/2022

VPEIC

Compartilhar:

Vanessa Jorge, Coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC durante apresentação no seminário. Crédito da foto: VPEIC/2022

A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz utiliza a ciência de dados para melhorar cada vez mais a gestão da informação científica e tecnológica dentro da Fundação. Para isso, a VPEIC forma diversas parcerias e desenvolve projetos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da instituição.   

Uma dessas ações recentes foi feita justamente para discutir os desafios no uso da ciência de dados. A VPEIC organizou, junto com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência. O encontro aconteceu de forma híbrida, na Fiocruz Brasília e pelo YouTube do IBIICT, durante os dias 31/8 e 1/9. Especialistas do Brasil e do exterior se reuniram para trocar experiências e compartilhar desafios relacionados à ciência de dados.  

Troca de experiências para desenvolvimento tecnológico  

Na abertura do seminário, Bianca Amaro, coordenadora geral de pesquisa e manutenção de produtos consolidados do IBICT destacou a oportunidade que o evento trouxe para a troca de experiência entre as instituições organizadoras. “A Fiocruz é parceira do IBICT há um longo tempo. Temos um acordo de cooperação com várias linhas de pesquisa” destacou.  

Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, ressaltou a importância do desenvolvimento tecnológico na área de ciência, tecnologia & inovação brasileira. “Quando sentamos juntos para trabalhar dentro das instituições e entre as instituições, nós temos chance de fazer alguma coisa mais consistente, mais articulada para a sociedade” completou.    

Por sua vez, Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, falou sobre a Ciência Aberta, um tema que permeia todo o campo de ciência de dados. “A Fiocruz e o IBICT têm colocado a Ciência Aberta como prioridade, reconhecendo todos os esforços que já foram feitos, mas também os inúmeros desafios que ainda estão à mesa” ressaltou a diretora.  

A importância da ciência de dados no Observatório da Fiocruz   

Na mesa dedicada ao debate sobre a parceria entre a Fiocruz e o IBICT, Vanessa Jorge, Coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC (CINCO/VPEIC) esclareceu que novas bases de dados serão coletadas para elaboração dos indicadores do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (Observatório em CT&I em Saúde da Fiocruz).   

Vanessa também destacou o trabalho de equipe que a Fiocruz e o IBICT desenvolvem no campo da ciência de dados. “Estamos aqui entre parceiros, entre equipes, que estão trabalhando muito para que este projeto aconteça”, comentou a coordenadora da Cinco.    

No mesmo dia, Waldeyr Mendes, da equipe do Observatório, explicou o uso de dados com inteligência artificial no processo da classificação de texto do dashboard (painel interativo) atualizado na plataforma.    

Dashboard da Fiocruz para acesso aberto em CT&I   

O painel foi apresentado de maneira detalhada no segundo dia por Rafaela Grando, analista de dados da equipe. Trata-se de um dashboard do Observatório em CT&I em Saúde da Fiocruz.   

No dashboard, é possível observar e relacionar as áreas temáticas de concentração da produção científica da Fiocruz ao longo dos últimos 14 anos.  Também é possível traçar panoramas norteadores para pesquisas e desenvolvimento tecnológico. O painel é público e pode ser acessado na área de indicadores do Observatório em CT&I em Saúde da Fiocruz.   

O uso de ciência de dados na voz de especialistas da área  

Participaram com mediadores e palestrantes, as seguintes instituições: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).   

Para que outros pesquisadores possam acessar o conteúdo do seminário, o mesmo encontra-se disponível no canal do YouTube do IBICT.  

 

Voltar ao topoVoltar