Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz desenvolve pesquisas para monitorar enchentes


28/05/2009

Compartilhar:

Fiocruz desenvolve pesquisas para monitorar enchentes

As chuvas têm castigado o país e as enchentes já atingiram milhares de pessoas em estados como Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão e Piauí. Após as inundações, cresce a incidência de doenças como a leptospirose, transmitida pela urina de ratos. Na tarefa de contribuir para o controle de doenças relacionadas à água e, sobretudo, aquelas mais comuns após as enchentes, a população brasileira conta com a Fiocruz, onde não faltam projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção em saúde pública em áreas relacionadas ao tema.

O Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), tornou-se, em 2008, o quarto laboratório do mundo a receber a designação de Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para esta doença. Assim, a Fiocruz assumiu uma série de responsabilidades perante a OMS e passou a atuar em uma esfera mais ampla em termos de cooperação internacional na área.

Também na Fundação, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz), são produzidos kits para diagnóstico da doença, fornecidos ao Ministério da Saúde. Os kits são produzidos a partir de metodologia Elisa. Em contrato com a empresa Chembio Diagnostics, Biomanguinhos assinou a transferência de tecnologia para produção de um kit rápido de diagnóstico com base na tecnologia conhecida como DPP (dual path plataform), que permite o resultado em poucos minutos e sensibilidade maior em relação a outras metodologias. Além disso, ele pode ser adotado para teste em diversos fluidos corporais.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar