Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz desenvolve dois novos kits para diagnóstico da doença de Chagas


14/04/2023

Maria Amélia Saad (Bio-Mangunhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O Dia Mundial da Doença de Chagas, lembrado nesta sexta-feira (14/4), tem como objetivo aumentar a conscientização sobre essa doença negligenciada que, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MS) de 2022, atinge entre 1,9 milhão a 4,6 milhões de brasileiros. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que fornece ao MS um teste para diagnóstico da doença de Chagas por reação de imunofluorescência indireta (RIFI), vem trabalhando no desenvolvimento de novas alternativas, principalmente na utilização da plataforma de teste rápido, a imunocromatografia de fluxo lateral, e acesso a novos antígenos como uma resposta aos esforços no combate à enfermidade. O vice-diretor de Reativos para Diagnóstico de Bio-Manguinhos, Antonio Ferreira, explica que um teste está registrado e dois novos testes estão em fase avançada de desenvolvimento pela unidade.

“Neste momento, estamos em fase final dos preparativos para disponibilizar os primeiros lotes de kits de teste rápido (TR Chagas - Bio-Manguinhos), fruto de uma parceria com o Instituto Molecular do Paraná (IBMP). Ainda nesta plataforma de diagnóstico estamos em etapa avançada de um segundo kit, com nova estratégia, por meio de colaboração com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) para a utilização de uma proteína obtida por uma nova técnica de engenharia recombinante”, destaca Ferreira.

Ele aponta que um terceiro kit, utilizando três proteínas recombinantes comerciais, está em processo de padronização visando ampliar o leque de opções e a formação de um algoritmo de testagem para as situações de triagem e confirmação sorológica da doença nesta plataforma. Ferreira explica que esforços também estão sendo direcionados para a disponibilização em larga escala do teste na plataforma Elisa (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay). “Esta é uma plataforma com grade capacidade de processamento de amostras, inclusive com possibilidade de automação, contudo restrita a ambientes laboratoriais”, observa.

A partir do fornecimento desses produtos, a Fiocruz dá uma contribuição efetiva à saúde pública. “Bio-Manguinhos, ao fornecer testes em diferentes plataformas, oferecerá soluções para emprego em situações de uso em campo e em ambientes laboratoriais com possibilidade de maior processamento de amostras podendo contribuir de maneira efetiva com os programas do Ministério da Saúde e da comunidade científica com atuação no controle da doença”, ressalta o gerente da área de Reativos, Edimilson Domingos da Silva.

Doença de Chagas

A doença de Chagas, ou tripanossomíase americana, é uma zoonose transmitida pelo inseto barbeiro, infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi. Na natureza, a espécie é representada por uma diversidade de parasitos que circulam entre homens, vetores, reservatórios silvestres e animais domésticos. Esse parasito flagelado tem diferentes morfologias e estágios funcionais relacionados com os hospedeiros vertebrados e invertebrados.

Na infecção natural da doença (especificamente no homem), o barbeiro, inseto vetor contaminado, no ato de sua alimentação, libera nas fezes o T.cruzi próximo ao local da picada e, involuntariamente, por essa “porta de entrada” leva ao início da doença. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador portador da doença, a transmissão vertical via placenta (mãe para filho) e por alimentos contaminados, como açaí, cana de açúcar, carne, entre outros.

Voltar ao topoVoltar