28/06/2023
Cooperação Social da Presidência da Fiocruz
Cerca de 85% da população brasileira reside em áreas urbanas. Desse total, 57% das brasileiras e brasileiros vivem em apenas 6% das cidades. Estes são dados da PNAD Contínua (IBGE, 2018) que revelam uma desigualdade socioespacial que somada às desigualdades socioeconômicas, retratam a paisagem dos grandes centros urbanos. Dados preliminares do Censo 2022 indicam que cerca de 16 milhões de pessoas vivem nas favelas e localidades assemelhadas, que formam um contingente de ocupações urbanas construídas por trabalhadores que estão, em sua maioria, desprovidos de direitos básicos. Um quadro desafiador para o Sistema Único de Saúde (SUS) tanto para a assistência, prevenção, reabilitação e vigilância. A dimensão da Promoção da Saúde mostra-se também como elemento estratégico no processo de superação das iniquidades.
O encontro Nas Teias da Saúde: Promoção da Saúde, Favelas e Periferias Urbanas nasce dessa reflexão, articulando ações, projetos e iniciativas promotoras da saúde em territórios vulnerabilizados, na perspectiva de compreender onde estamos e para onde queremos ir. A atividade autogestionada pretende dialogar com um dos grandes eixos temáticos da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) que se assenta na assertiva O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
Em uma parceria entre o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP/Fiocruz) e a Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), a roda de conversa acontece no dia 2 de julho, a partir das 10h30, e pretende estabelecer um momento de reflexão e construção compartilhada do conhecimento, contribuindo para a aproximação de lideranças sociais atuantes nas diferentes cidades brasileiras das agendas em torno do tema Saúde, Cidade e Ambiente, a fim de formar novas redes e cooperações sociais pró-Saúde; e fortalecer o debate sobre a Promoção da Saúde nas favelas e periferias.