Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz debate práticas antirracistas para fortalecer a equidade no SUS


24/11/2023

Carín Nuru (Cedipa)

Compartilhar:

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) da Fiocruz realiza no dia 27/11, às 14h, no auditório da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), no campus Manguinhos-Maré, o encontro Fiocruz antirracista: fortalecendo a equidade no SUS. O evento busca discutir os atravessamentos das desigualdades étnico-raciais nas políticas públicas de saúde, abordando os desafios para termos uma instituição antirracista e direito à saúde da população negra. 

O debate integra a Agenda Novembro Negro na Fiocruz, organizada pela Cedipa e pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, com apoio da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da instituição. Estarão presentes o presidente da Fiocruz, Mario Moreira; a coordenadora da Cedipa, Hilda Gomes; a pesquisadora em Saúde Pública e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Mychelle Alves; a integrante do Coletivo Negro Fiocruz Roseane Corrêa; e a professora e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e integrante do Comitê Pró-Equidade, Roberta Gondim. A mediação ficará a cargo de Roseli Rocha, responsável pelo eixo para relações étnico-raciais da Cedipa. 

A coordenadora da Cedipa, Hilda Gomes, ressalta a importância desse encontro para se avaliar caminhos para o fortalecimento de um acesso e atendimento mais equitativos no SUS e nas ações da Fundação. “A Fiocruz é uma instituição de Estado, de saúde e que atua na área da Ciência, Educação e Tecnologia, e precisa estar fortemente comprometida e com responsabilidade social pelo enfrentamento ao racismo e valorização da diversidade. Por isso estamos nessa construção coletiva pela Cedipa, dentro da agenda do Novembro Negro na Fiocruz”, lembra Hilda. 

Ela ainda destaca o compromisso da instituição com a melhoria cotidiana na vida da população brasileira e pontua que a Fiocruz, a partir de diferentes coletivos, atua provocando reflexões e promovendo debates, que resultam em ações significativas para reverberar na sociedade amplamente a urgência em fortalecer práticas antirracistas.  

O encontro contará com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Fiocruz. Além disso, também terá a tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras), em acordo com as políticas institucionais de comunicação e acessibilidade. 

Veja mais atividades que integram a Agenda Novembro Negro na Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar