Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz debate os 10 anos da Lei de Cotas Raciais


11/11/2022

Marina Maria (Icict/Fiocruz) e Rômulo Lima (Cogepe/Fiocruz)

Compartilhar:

Em celebração aos dez anos da Lei de Cotas (12.711 de 2012), o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz realizará em 17 de novembro (quinta-feira), das 9h30 às 12h, o evento online 10 anos da lei de cotas raciais na educação: experiências e perspectivas, para debater a importância da implementação das ações afirmativas raciais na educação e os avanços e desafios para a sua consolidação. A atividade será transmitida pelo canal da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz) no Youtube e contará com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras), como política institucional para ampliar a acessibilidade e o direito à comunicação. 

O Comitê Pró-Equidade convida para esse momento de diálogo e reflexão representantes do movimento negro, assim como de grupos de pesquisa sobre as políticas de ações afirmativas na educação, aproveitando também a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra no mês de novembro.

O debate terá a participação de: Anna Carolina Venturini, coordenadora do Observatório de Ações Afirmativas na Pós-graduação (Obaap) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Social (Afro-CEBRAP) e do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT); Frei Davi, diretor executivo da Educafro Brasil e que, há mais de 40 anos, vem se dedicando a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para pessoas negras, quilombolas e refugiadas; Joziléia Kaingang, pesquisadora indígena do Povo Kaingang, integrante do Grupo Temático Saúde Indígena da Abrasco e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia); e Roseli Rocha, assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e integrante da Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Equidade da Fiocruz. A mediação será realizada por Elaine Nascimento, assistente social e coordenadora adjunta da Fiocruz Piauí e também do Comitê Pró-Equidade da instituição. 

“As cotas têm contribuído para a redução das desigualdades étnico-raciais na educação e para a valorização da diversidade na perspectiva da equidade nas unidades de ensino. Numa sociedade discriminatória e excludente, espaços de debate e reflexões são necessários no processo de construção de ferramentas para o enfrentamento das violações e violências decorrentes do racismo”, ressalta Roseli Rocha.  

Acompanhe a transmissão da atividade no canal da Cogepe/Fiocruz.

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz convida para o evento: 10 anos da Lei de cotas raciais na educação: Experiências e Perspectivas, no canal no YouTube da Cogepe FIOCRUZ, dia 17 de novembro de 2022, quinta-feira, de 9h30 às 12h. Com Ana Carolina Venturini, Coordenadora do Observatório de Ações Afirmativas na Pós-Graduação (Obaap). Frei Davi, Diretor Executivo da Educafro Brasil. Josiléia Kaingang, Pesquisadora Indígena, do Povo Kaingang. Roseli Rocha, Assistente Social do IFF/Fiocruz/Coordenação Colegiada do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz. Mediadora: Elaine Nascimento, Coordenadora adjunta da Fiocruz Piauí/Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz. No YouTube da Cogepe FIOCRUZ em www.youtube.com/CogepeFiocruz  O convite é quadrado com fundo bege. A esquerda acima em branco, o nome do Comitê. A direita, em azul: O encontro terá tradução para Língua Brasileira de Sinais e ao lado o pictograma da interpretação em LIBRAS composto de duas mãos com tracinhos que indicam movimento, em branco sobre quadrado azul. Abaixo, em preto, o título do evento, a data e horário. Logo abaixo, ocupando a parte central do convite quatro fotos de rosto dos convidados, uma ao lado da outra dispostas de forma horizontal. As fotos estão dentro de molduras redondas com borda fina cor de laranja. Na foto da esquerda está Ana Carolina Venturini, uma mulher branca cabelos encaracolados castanhos na altura dos ombros, sobrancelhas finas e olhos pequenos. Usa brincos delicados e blusa verde. Está com o tronco de perfil esquerdo. Olha para frente sorrindo. O fundo é cinza. Ao lado está Frei Davi, um homem negro calvo. Usa óculos de grau sem armação. Está com um pequeno microfone tipo headset. Trata-se de um pequeno microfone preso à cabeça que fica na lateral do rosto, próximo a boca. O fundo é azulado.  Ao lado está Joziléia Kaingang, uma mulher indígena, de cabelos castanhos lisos presos.  Tem o rosto arredondado. Das laterais dos olhos saem dois traços pretos que remetem a uma pintura indígena. Usa batom vermelho e brincos pingentes. Ela olha para frente sorrindo. O fundo é desfocado. À direita está Roseli, uma mulher negra de cabelos encaracolados pretos presos. Tem o rosto oval. Usa óculos de grau com armação azul e brincos de argola dourados. Está com blusa preta de gola alta. Olha para frente sorrindo. Ao fundo uma prateleira com livros.  Na parte inferior à esquerda, também dentro de uma moldura redonda com borda cor de laranja está a foto de Elaine Nascimento, uma mulher negra com cabelos longos castanhos trançados. O rosto é redondo e os olhos são puxados. Olha para frente sorrindo. Ao fundo, parte de uma mesa.  Na parte inferior à direita, em preto, as informações do endereço do canal com o ícone do YouTube, que é um triângulo branco sobre quadrado vermelho.  www.youtube.com/CogepeFiocruz 

Voltar ao topoVoltar