Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz debate fronteiras do conhecimento na abertura da SNCT


01/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Na próxima segunda-feira (4/10), a Fiocruz inicia a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021) destacando que Toda ciência é humana: as fronteiras imaginárias do conhecimento na cerimônia de abertura, às 10h, no canal do YouTube. Estarão presentes na ocasião a presidente da Fundação Nísia Trindade Lima, juntamente com Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Renato Janine, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, fará uma participação especial.

A cerimônia de abertura irá trazer as primeiras discussões pautadas pelo tema nacional da Semana: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. O evento irá ressaltar ainda o desafio da ampliação da presença da ciência na sociedade e da cooperação entre os cientistas. “A Fiocruz propõe uma semana de encontros da população com seus cientistas e estudantes de diferentes áreas do conhecimento e atuação institucional”, lembra Diego Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Evento on-line

Em razão da pandemia de Covid-19, o evento será totalmente virtual pela segunda vez, sendo transmitido no canal de YouTube da Fiocruz e no Canal Saúde, tanto na TV como na plataforma de vídeos. De 04 a 08 de outubro, ocorrerão programações ao vivo de 9h às 21h, propostas por unidades da Fiocruz de todo país.

Pelas manhãs e início da tarde, de 9h às 15h, haverão painéis temáticos, entrevistas e palestras. Neles, serão abordados temas como Covid-19, vacinas, divulgação científica e o compromisso da Fiocruz com a comunidade. Já os papos virtuais serão à tarde (15h30-17h) e vão possibilitar uma troca e interação com especialistas sobre temas como alimentação, lixo e muitos outros.

O Canal Saúde fará uma cobertura do evento com edições especiais do Boletim Ciência todos dos dias, às 15h. Além disso, também serão transmitidos pelo Canal outras atividades, como os Colóquios Fiocruz e ainda uma Sala de Convidados especial, e um resumo da SNCT 2021 na sexta-feira (8/10) no Em pauta na Saúde.

Jogos e oficinas

Durante a Semana, jogos e oficinas serão realizados por meio da plataforma Zoom em três horários: de 9h às 11h; de 13h às 15h; e de 15h30 às 17h30. Nesse caso, como serão competições e atividades de formação, é necessário fazer uma inscrição prévia no site do evento.

SNCT 2021

O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e acontece no mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, entre outras instituições. As atividades são on-line e/ou presenciais, gratuitas e abertas à comunidade.

Voltar ao topoVoltar