Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz coordena vacinação contra hepatite A


20/07/2007

Compartilhar:

Fiocruz coordena vacinação contra hepatite A

Nos dias 17 e 18 de julho, pesquisadores do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLMD/Fiocruz) promoveram a vacinação contra hepatite A de 73 crianças, entre 5 e 15 anos de idade, moradoras de Rio Pardo, zona rural de Presidente Figueiredo, na Amazônia. A necessidade da vacinação foi percebida quando um teste, realizado para identificar as causas de constantes viroses na região, revelou que boa parte das crianças não tinha imunidade contra o vírus da Hepatite A.

“Não era objetivo do projeto realizar trabalhos de profilaxia com esta doença específica, mas como a demanda foi identificada procuramos meios de prevenir a sua manifestação”, explica o antropólogo Ricardo Agum, pesquisador do projeto e um dos coordenadores da vacinação.

Transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra, a doença fica incubada por dez a 50 dias.O sintomas mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas. A detecção se faz por exame de sangue, não há tratamento específico e espera-se o paciente reagir sozinho contra a doença, cuja letalidade não ultrapassa 0,1%. A vacina é produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos  (Bio-Manguinhos/Fiocruz), maior centro produtor de vacinas e kits para diagnóstico de doenças infecto-parasitárias da América Latina.

Leia mais no sítio do CPqLMD.

Voltar ao topoVoltar