Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Ceará receberá sítio do Instituto Pasteur

07/12/2020

Compartilhar:

A Fiocruz Ceará irá inserir um sítio do Instituto Pasteur de Paris. A implantação prevista para 2021,  que colocará o Ceará e o Nordeste em destaque no desenvolvimento de pesquisa em saúde.

A criação do Instituto Pasteur no Brasil será resultado do acordo tripartite assinado pelo Instituto Pasteur, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (USP), em junho de 2015, para atuar de forma conjunta por meio de plataformas técnico-cientifica-educacionais. Em 2019, o Instituto inaugurou as instalações no campus da USP. No Ceará, o projeto de instalação está sob a coordenação do professor Wilson Savino, responsável, na presidência da Fiocruz, pela Coordenação de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz.

O sítio Pasteur-Fiocruz funcionará juntamente com a Plataforma de Pesquisa e Produção de Insumos para Terapia Celular na Fiocruz Ceará, onde serão desenvolvidos pesquisas e insumos para tratamento de doenças crônico-degenerativas com células-tronco, além do tratamento para o câncer, em particular usando a metodologia de CAR-T Cell. Grande parte dos equipamentos necessários para o funcionamento do Laboratório já foi adquirida, graças a um orçamento especial incluído especificamente para este fim, na LOA de 2020.

A tecnologia CAR-T Cell consiste no uso de Receptores de antígeno quiméricos (CARs) em células linfócitos (CAR-T Cell), células de defesa do paciente, que serão cultivadas no laboratório e infundidas de volta no paciente para que reconheçam e destruam o tumor. Este projeto é coordenado pelos pesquisadores Marcos Lorenzoni e Gilvan Furtado, e já tem como resultado a primeira dissertação de mestrado do Grupo de Engenharia de Proteínas e Soluções para a Saúde (GEPeSS) da Fiocruz Ceará. O grupo faz parte de uma rede envolvendo pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Fiocruz e Universidade de Brasília, aprovado em edital de fomento para plataformas inovadoras em terapias avançadas do Ministério da Saúde, tendo o pesquisador da Fiocruz/INCA Martin Bonamino, como um dos líderes. 

A mestra Natália Frota, orientada pelo Dr. Lorenzoni, estudou os mecanismos moleculares que explicam o funcionamento do CAR. Através desse conhecimento propuseram modificações para aumentar a eficiência do funcionamento do sistema, reduzindo os efeitos colaterais ao paciente e os custos desse tipo de medicina personalizada, via Sistema Único de Saúde. 

A terapia necessita de centros especializados para acolhimento e coleta de sangue dos pacientes e um local equipado para isolar, transformar, padronizar e reinserir os linfócitos T, em leitos hospitalares com Unidade de Terapia Intensiva. Tudo isso transforma o tratamento em terapia de alto custo e inviável para grande parte da população brasileira. 

Nesse contexto, a Fiocruz Ceará e a Secretaria de Saúde do Estado têm interesse em desenvolver um centro especializado para aplicação da tecnologia de CAR-T Cell, no âmbito da Plataforma de Pesquisa e Produção de Insumos para Terapia Celular. A iniciativa propõe um novo olhar sobre inovação em saúde, especialmente na área de biotecnologia e prepara o Ceará para usufruir de novas tecnologias disponíveis nos grandes centros de excelência, formando profissionais de alto padrão, capazes de responder rapidamente às demandas cada vez mais emergentes no país e fortalecer o SUS.

Voltar ao topoVoltar