Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Ceará realiza oficina sobre o SUS e os desafios da saúde digital no Brasil

 o encontro também trata das perspectivas da Saúde Digital no Brasil, além do fomento à inovação no setor e do papel da Fiocruz

15/10/2019

Compartilhar:

Gestores, secretários e pesquisadores de todo o país estiveram reunidos nesta terça-feira (15/10), na sede da Fiocruz Ceará, para debater “O SUS e os desafios da saúde digital no Brasil. O encontro coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Ceará, especialista em saúde pública, Odorico Monteiro, é um pré-evento da Feira de Soluções para a Saúde, que acontece em Fortaleza entre os dias 16 e 19 de outubro.

Além de traçar novos diagnósticos sobre o Sistema Único de Saúde, o encontro também trata das perspectivas da Saúde Digital no Brasil, além do fomento à inovação no setor no país e do papel da Fundação Oswaldo Cruz frente aos temas propostos.

As tecnologias digitais aplicadas à saúde proporcionam avanços importantes, por meio de governanças que busquem a melhoria dos padrões e bem-estar da sociedade. Essa é a principal diretriz dos estudos em Saúde Digital da Fiocruz no Ceará que trabalha construindo agenda interna sobre o tema e desenvolvendo estratégias para o setor.

Durante a abertura dos trabalhos, o coordenador geral da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, falou sobre a importância do tema para o atual momento do Brasil e destacou o trabalho do pesquisador Odorico Monteiro que há dez anos se dedica a desenvolver e fortalecer plataformas inteligentes para as tomadas de decisão na saúde pública.

O impulsionamento do setor é uma das bandeiras da Fiocruz Ceará que trabalha na área de inovação tecnológica e apoio ao ecossistema do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), instalado no município do Eusébio, que tem a Fiocruz como âncora. De acordo com Odorico Monteiro, o desenvolvimento das estratégias no campo da saúde digital pode incluir uma base de dados com informações integradas e detalhadas sobre o histórico médico da população. A ferramenta deve aumentar a capacidade resolutiva do Sistema Único de Saúde, dando oportunidade para potencializar os serviços existentes e incrementar os recursos humanos do SUS.

As iniciativas voltadas para o estabelecimento de territórios sustentáveis também foram alinhadas durante o encontro, utilizando como referência a Agenda 2030 e as estratégias da Fiocruz para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam acompanhar e nortear as atividades desenvolvidas para o surgimento de espaços saudáveis e sustentáveis.

A mesa sobre fomento à inovação em saúde digital trouxe o modelo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que fomenta projetos de inovação em saúde em parceria com outros segmentos da indústria para desenvolver pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Participaram da oficina, representantes do Ministério da Saúde e do Ministério de Desenvolvimento Regional; Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Universidades, além de pesquisadores, mestrandos e doutorandos da Fiocruz Ceará.

 

Voltar ao topoVoltar