Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz Ceará promove Encontro Regional sobre Educação Popular em Saúde na Convivência com o Semiárido

11/10/2019

Compartilhar:

Promovido pela Fiocruz Ceará, o Encontro Regional “Educação Popular em Saúde na Convivência com o Semiárido de Fortaleza e Região Metropolitana”, aconteceu nesta quinta-feira (10/10), na sede da unidade, no município do Eusébio. O encontro reuniu pesquisadores, moradores e estudantes do Curso de Especialização e de Aperfeiçoamento em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido, coordenado pela Fundação.

Durante o encontro, os educandos realizaram uma série de atividades, nos mais diversos formatos, para partilhar as atividades vivenciadas, cartografias sociais, intervenções, sistematizações das experiencias de educação popular em saúde e de convivência com o semiárido, desenvolvidas nas comunidades dos territórios do Município de Fortaleza.


No território da Grande Praia do Futuro, por exemplo, as comunidades do Caça e Pesca, Embratel, Dom Elder Câmara e Luxou são beneficiadas pelo grupo Estrela da Manhã. O grupo de convivência existe há dez anos e reúne os profissionais de saúde que atuam no bairro, como enfermeiros, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, médicos e demais profissionais do Núcleo de Saúde da Família. A partir de uma sala de espera para atender idosos, hipertensos e diabéticos, o projeto seguiu e tomou outra proporção, a partir das atividades de promoção à saúde, cuidado e autocuidado ofertadas pelo coletivo. 

Os encontros regionais são uma forma de trocar experiências em educação popular em saúde e convivência com o semiárido. Outro grupo de estudantes apresentou as atividades desenvolvidas com reciclagem, no Residencial dos Escritores, localizado na Grande Messejana. A experiência, desenvolvida no bloco Machado de Assis, gera renda, mas sobretudo empodera os moradores sobre o uso consciente, geração de resíduos e a preservação do meio ambiente.

Especialização e aperfeiçoamento

Coordenado pela Fiocruz Ceará, o curso de especialização e aperfeiçoamento iniciou - se em janeiro de 2019 para potencializar e disseminar informações em prol do bem estar e viver das comunidades e de seus territórios. O curso é organizado pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas em Educação Popular e Saúde (Aneps) e pela Rede Saúde, Saneamento, Água e Direitos Humanos (Ressadh). Além das unidades de aprendizagem, o projeto inclui cinco encontros regionais e um encontro interestadual para promover o intercâmbio das experiências.

 

Voltar ao topoVoltar