Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Ceará debate práticas integrativas na Feira de Soluções para a Saúde

Fiocruz Ceará debate práticas integrativas na Feira de Soluções para a Saúde

18/10/2019

Compartilhar:

 

O Sistema Único de Saúde oferece 29 práticas integrativas como terapia complementar à medicina tradicional . A ampliação no uso das terapias, coloca o Brasil como pioneiro na oferta dessa modalidade na atenção primária.  Algumas dessas atividades foram relatadas como experiências positivas, durante a  Feira de Soluções para a Saúde, que acontece até sábado (19/10), no Centro de Eventos do Ceará.

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2018, as 29 terapias estavam presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros e 80% eram oferecidas em unidades de atenção básica. É o caso da constelação familiar ou constelação sistêmica, que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento. A psicóloga e consultora sistêmica, Lucy de Araújo, que coordenou a atividade defende que a terapia tem grande influência na saude mental do paciente, da equipe e de todo o corpo institucional da vivência.

Outra prática apresentada foi a gestalt - terapia. A técnica com ênfase na responsabilidade de si mesmo, estuda detalhes de como o cérebro humano percebe e organiza os estímulos visuais que recebe. A prática foi apresentada pela psicóloga Juliana Diógenes, como parte da sua tese de doutorado em saúde pública  que trata das contribuições para os processos de facilitação de grupos na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Pelo relato apresentado, a gestalt contribui para a criação, permanência e desenvolvimento dos grupos trabalhados na ESF, em virtude do envolvimento dos profissionais e pacientes. 

A estudante de enfermagem, Jéssica Teixeira, acompanhou algumas atividades realizadas na Feira de Soluções para a Saúde e destacou os benefícios das terapias no grupo de idosos que acompanha como parte das práticas do curso na Universidade. Para ela, as terapias alternativas são aliadas para curar o adoecimento físico ou mental das pessoas.

 

Voltar ao topoVoltar