Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Ceará capacita profissionais do Serviço de Atenção Domiciliar do Eusébio.


17/09/2020

Compartilhar:

A Fiocruz Ceará , por meio da área de Cooperação Social com o Território, realizou nos dias 14 e 15 de setembro, treinamento para capacitar profissionais da saúde que atuam no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do município do Eusébio. Atualmente, 67 pacientes são atendidos em casa, evitando internações na Rede Hospitalar do Município.  O treinamento foi uma solicitação da Secretaria de Saúde do Eusébio, com o objetivo de  reestruturar e qualificar os processos de trabalho da equipe do SAD, por meio da Educação Interprofissional em Saúde (EIP). A formação contou também com momentos de autoavaliação articulando novas estratégias de fortalecimento dos profissionais que atuam no atendimento domiciliar.

A capacitação foi conduzida pela pesquisadora da Fiocruz Ceará,  Angela Ostritz, que coordenou a implantação do 1º SAD, inter federativo, na Rede SUS, no Rio de Janeiro em 2006, e atualmente trabalha promovendo resoluções compartilhadas entre a Fiocruz Ceará e diversos setores públicos do município do Eusébio, em benefício da população local.

Para a pesquisadora, o treinamento traz possibilidades para um novo modelo de gestão para aperfeiçoar as metodologias aplicadas e os indicadores, não só do SAD, mas de todo o município.  “O SAD é extremamente importante para uma gestão municipal. Além da questão assistencial, a humanização do serviço traz resultados muito positivos, tanto para o paciente que será bem tratado dentro do próprio lar, como para o município que reduzirá a permanência do paciente no hospital e consequentemente terá mais leitos disponíveis na rede hospitalar,” defende Angela.

O SAD, atualmente chamado de “Melhor em Casa” é um programa do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde, que atende prioritariamente idosos acamados ou com limitação física, em sua maioria de baixa renda. O trabalho multidisciplinar, envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. Esse foi o público alvo do treinamento, que neste primeiro momento, capacitou 10 profissionais da equipe do Eusébio. 

Durante o treinamento, as profissionais apresentaram os processos de trabalho da equipe do SAD do Eusébio. A enfermeira Samyra Gonzaga Nato, está no Serviço desde sua criação no município, em 2014 e defende o trabalho realizado. “Nosso trabalho é acompanhar e cuidar desses idosos. Assim, eles precisarão de menos internação e sobrará mais leitos. Então, a gente cuida do paciente e cuida da gestão do município também”, ressalta a enfermeira.

A médica Victória Cavalcanti trabalha no SAD do Eusébio desde junho de 2019 e participou da primeira capacitação do Serviço. Para ela a capacitação foi importante porque beneficia diretamente o paciente.  “Esse treinamento trouxe novas perspectivas de como podemos trabalhar e modificar alguns aspectos para termos melhores resultados com os pacientes. Conhecer o trabalho realizado pela Angela no Rio de Janeiro também nos trouxe outro tipo de experiência”, destaca a profissional.

SAIBA MAIS 

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas equipes multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), do Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Os pacientes que precisam de equipamentos e outros recursos de saúde e demandam maior frequência de cuidado, com acompanhamento contínuo, também podem ser assistidos pelo Melhor em Casa.

Voltar ao topoVoltar