Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Ceará aprova dois projetos no Programa Centelha


30/09/2020

Compartilhar:

A Fiocruz Ceará aprovou dois projetos no Programa Centelha, uma iniciativa que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora no Brasil. O programa nacional teve 856 ideias inscritas no Ceará e selecionou 28 projetos estaduais para oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

Cada um dos projetos receberá auxílio financeiro de até R$80 mil. Um na área assistencial e o outro voltado à governança e decisão em saúde do pesquisador da Fiocruz Ceará, Galba Freire Mota, que inscreveu o QualitySaúdeTM, que validou cientificamente o primeiro questionário internacional para avaliar a qualidade e a satisfação em saúde do Brasil. A ideia do pesquisador é transformar o protótipo em um aplicativo com 14 a 20 perguntas, com seleção autônoma por inteligência artificial, de acordo com o atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho é resultado da tese de doutorado do pesquisador na Universidade de Coimbra.

Atualmente no Brasil, os mecanismos de avaliação utilizados, refletem pesquisas de opinião baseadas em conceitos socialmente construídos, ou em um estado psicológico do entrevistado, desconexos das necessidades objetivas de melhorias e aprimoramento dos serviços de saúde. Na outra ponta, há ouvidorias reativas que atuam nos problemas relatados ou que usam instrumentos construídos, sem a devida validação científica, sem garantia de usabilidade das respostas em tempo oportuno e sem eficácia de soluções mais abrangentes que superem os casos específicos.

O QualitySaúdeTM se apresenta como solução para a melhoria dos serviços de saúde no Brasil. Sua escala oferece metodologia robusta e estruturada, validada cientificamente, que empodera o usuário final como agente ativo de melhorias dos serviços de saúde. Além disso, o projeto é instrumento de comparabilidade entre os diversos serviços e unidades de saúde e, pode ser utilizado para consolidar itens de intervenção e orientando a ação dos gestores públicos.

O pesquisador Galba Freire, explica que o trabalho demorou cerca de um ano para atender as exigências que estabelecem os itens necessários para validação científica. O protótipo passou por três fases. Inicialmente foi aplicado através da validação de face, aplicação de campo e análises com 195 especialistas de Ouvidoria e Qualidade de 12 estados brasileiros. Em seguida, o questionário foi aplicado em um grupo piloto com 506 usuários do município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e na terceira fase, a escala foi utilizada por 2.547 usuários de 74 unidades de saúde em 4 municípios da RMF, Itaitinga, São Gonçalo, Eusébio e Fortaleza, além de Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicos regionais. O protótipo foi testado e funciona de forma responsável, em diversas plataformas e diferentes modelos de smartphones, tablets e computadores.

Nos dois últimos anos, o projeto foi publicado em 3 artigos internacionais e 2 nacionais em revistas de gestão de saúde pública e apresentado em 4 congressos de gestão em saúde. A Escola de Saúde Pública do Ceará e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC Biolabs) já apresentaram interesse em promover a aplicabilidade do produto.

Voltar ao topoVoltar