Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

 Fiocruz Ceará apresenta projetos aprovados no Edital Inova/Fiocruz/Funcap


07/12/2020

Compartilhar:

A Fiocruz Ceará realizou um seminário para apresentação das propostas aprovadas no Edital Inova/Fiocruz Ceará/Funcap. A iniciativa promove uma troca de saberes entre os pesquisadores das instituições e fortalece a produção acadêmica e profissional das partes envolvidas.

O edital apoia atividades de pesquisa na área da saúde que apresentem possibilidade de geração de conhecimento ou produtos/processos/serviços que contribuam para avançar na compreensão da atual pandemia do coronavírus. A parceria destinou um total de R$ 2 milhões para a distribuição entre as propostas com duração de 12 a 36 meses para financiamento de capital, custeio e pagamento de bolsas. 

Foram aprovados 14 projetos de respostas rápidas para o combate da pandemia, sete deles coordenados por pesquisadores da Fiocruz Ceará. Ao todo, cerca de 60 pesquisadores de diversas áreas de conhecimento estão envolvidos no Edital. Para o coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor, que abriu os trabalhos, “o seminário mostra a expansão da Fiocruz no Estado, favorecendo a integração da Fundação aos demais Institutos de Pesquisa e Ensino do Ceará e beneficiando diretamente o Estado por meio de produção científica”.

O vice presidente de Produção e Inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, acompanhou o início da transmissão. Ele falou sobre o desafio de criar os editais e do avanço das propostas. “A ideia de criar o Edital surgiu no Fórum das Unidades Regionais e nós conseguimos ter bons resultados em todos os Estados onde o edital foi proposto, com uma grande integração nacional, onde o Ceará é um dos estados pioneiros. Acredito que teremos desdobramentos importantes a partir desse piloto, até para avaliar novas formas de financiamento da Fiocruz,” ressaltou.

As apresentações foram comentadas pelos pesquisadores Manoel Barral da Fiocruz Bahia, professor Savino da Fiocruz Rio de Janeiro e pelo diretor científico da Funcap, Luiz Drude de Lacerda que falou sobre a parceria estabelecida com a Fiocruz para este edital. “Desde 2015, nós fizemos mudanças importantes na Funcap para atender um maior número de projetos e de pesquisadores. Esse edital foi muito bem recebido e tivemos excelentes resultados a partir das propostas apresentadas, que foi um número maior do que nós esperávamos”, afirmou Drude.

A ideia é que os pesquisadores sejam acompanhados por meio de seminários e outras iniciativas durante o tempo estipulado para a pesquisa. A Funcap vai oferecer um treinamento especializado para a prestação de contas dos projetos. Para o pesquisador sênior da Fiocruz, Manoel Barral, “a decisão contribui para o bom andamento do projeto, dando oportunidade de conhecimento para que toda a comunidade científica”.
Para o pesquisador Savino da Fiocruz do Rio de Janeiro e coordenador de estratégias de integração Regional e Nacional da Fundação, o projeto mostra a capacidade instalada na Fiocruz Ceará em dar respostas rápidas durante a pandemia. “Essa é uma situação única nos últimos 100 anos e a variedade temática e metodológica se deve ao fato do Brasil ter um parque tecnológico de recursos humanos em constante produção”.
 

Voltar ao topoVoltar