Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Brasília recebe a mostra 'Saúde é Meu Lugar'


25/05/2018

Por: Nayane Taniguchi (Fiocruz Brasília)

Compartilhar:

Nos dias 28 e 29 de maio, a Fiocruz Brasília sediará a Mostra Saúde é Meu Lugar, que tem como objetivo reunir e divulgar histórias sobre experiências sociais em saúde nos territórios, promovida em todo o território nacional. As inscrições de experiências desenvolvidas no DF que valorizam a fortalecem o direito à Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser feitas até esta quinta-feira (24/5). Os trabalhos também podem estar relacionados ao direito à cidade, direitos sociais, identidades territoriais, diversidades de sujeitos, metodologias colaborativas, territórios e saúde, intersetorialidade, promoção da saúde, co-construção de fluxos, gestão, governança local, democracia participativa, controle social, entre outros.

Para a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, “receber a exposição na instituição representa oportunizar a criação de espaços para troca de experiências, reforço ao trabalho junto ao território do DF e valorização das políticas públicas e do Sistema Único de Saúde”, enfatiza. A Mostra é uma proposta da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola). A Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília (EFG) integra a Rede, juntamente com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp/Fiocruz).

Na Fiocruz Brasília, a programação prevê a realização da mesa redonda Territórios em Rede – Redes Sociais Locais do Distrito Federal, dia 28, das 14h30 às 17h30. A mostra de experiências será no dia 29 de maio, das 9h às 17h30. Faça sua inscrição.

O projeto engloba uma mostra online, disponível permanentemente no site Saúde é meu lugar, e mostras presenciais em todos os estados. Em 2017, mostras foram realizadas no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Saúde é Meu Lugar

A Mostra Saúde é Meu Lugar é o nome popular do projeto Qualidade na assistência à saúde, com inclusão: em busca de um agir comunicativo para a melhoria da gestão, idealizado pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS). A criação, organização e execução da Mostra é realizada por uma equipe lotada na Secretaria Técnica-Executiva da RedEscola.

A iniciativa reúne e divulga experiências de trabalho em saúde de todo o país. A primeira edição das mostras presenciais regionais foi realizada em junho de 2017, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). Desde fevereiro do ano passado, a Saúde é Meu Lugar reúne e compartilha experiências de profissionais do SUS que atuam diretamente nos territórios em uma plataforma online.

O projeto conta com três etapas: a Mostra Online (à distância); as Mostras Regionais (presenciais) nas cinco regiões do país, nas quais alguns relatos serão selecionados; e a Mostra Permanente. Esta última é composta por todas as histórias e outros produtos recolhidos, curados e armazenados (em meios físicos ou digitais), que permanecerão acessíveis a toda a população brasileira, por tempo indeterminado, no site da mostra e nas mídias sociais.

Informações sobre a Mostra na Fiocruz Brasília: contato@saudeemeulugar.com; (61) 3329-4632 ou pelo WhatsApp no (62) 98228-2729 (falar com a Tatiana).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar