06/04/2009
Fiocruz Brasília promove curso a distância sobre direito à saúde em parceria com a UnB
Estão abertas até segunda-feira (13) as inscrições para o curso a distância O Direito Achado na Rua: introdução crítica ao direito à saúde, coordenado conjuntamente pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília e pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). São oferecidas cem vagas para toda a Fiocruz.
O curso, de três meses, começará no dia 22. O objetivo é capacitar o aluno a pensar de forma crítica sobre o direito à saúde, as políticas públicas sanitárias e os demais desdobramentos deste direito social. Além disso, o curso quer aproximar e ampliar o diálogo entre a comunidade jurídica e os movimentos sociais ligados à saúde, bem como dos conselhos de saúde, ampliando, com isso, a capacidade dos diversos segmentos sociais de atuarem na defesa de seus interesses, qualificando os canais participativos deste setor.
Lançado em 1987, como curso a distância, o projeto Direito Achado Na Rua busca tornar o direito uma ação concreta para a sociedade, e não apenas um campo de atuação restrito a normas. O projeto é organizado pelo Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos, a Faculdade de Direito e o Centro de Educação a Distância da UnB.
Será lançado também o livro Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito à Saúde, publicação que dá sequência à série de outros três volumes já lançados e que também servirá de suporte ao curso de extensão.
O curso é gratuito e os interessados deverão envia nome, email e CPF para prodisa@fiocruz.br. Só serão aceitos candidatos que tenham e-mail com final @fiocruz, independente do vínculo empregatício. O aluno que obtiver aprovação no curso estará apto a receber certificação de extensão titulada pela UnB e Fiocruz Brasília.