28/09/2016
Divulgar atividades, ações, projetos e programas - este é o objetivo do novo site da Fiocruz Bahia. A versão atual destaca as produções científicas e foi concebida para tornar mais ágil o acesso às informações sobre pesquisas, pesquisadores, laboratórios, serviços e plataformas.
“A ideia é ter um site mais moderno, com visual mais contemporâneo, e manter as informações atualizadas de forma contínua através da ligação com os dados da intranet”, comenta Manoel Barral-Netto, diretor do instituto. O espaço on-line traz em destaque as principais notícias da unidade, a agenda de eventos e atividades científicas e os cursos com inscrições abertas.
A unidade
Pesquisa, ensino, informação e prestação de serviços assistenciais de referência em saúde são as atividades desenvolvidas pelo também chamado Instituto Gonçalo Moniz (IGM). Localizado em Salvador, é um importante braço da Fiocruz não só na Bahia, mas em todo o Nordeste. Atua principalmente na área de pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico, disseminação da informação em saúde e formação de recursos humanos por meio de iniciação científica, mestrado e doutorado.
A pesquisa em doenças parasitárias é, tradicionalmente, a principal área de atuação da Fiocruz Bahia, com uma importante produção científica relativa à Doença de Chagas, leishmaniose, malária e helmintíases. A produção relacionada à primeira envolve estudos que buscam por novas drogas derivadas de produtos naturais para o tratamento dessa patologia.
A unidade também tem uma intensa atividade focada nas doenças virais, com ênfase naquelas causadas pelo retrovírus HTLV-1 e HIV. Conta com um programa de descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos analgésicos, anticancerígenos, antimalárico, antichagásico e antileishmania, com a realização de testes de atividade farmacológica através de produtos naturais e sintéticos bioativos.
A Fiocruz Bahia capacita pessoal na área da saúde em diversos níveis, desde a iniciação científica, formação de professores e pesquisadores, e pós-graduação stricto sensu nos níveis de Mestrado e Doutorado.
Mais em outros sítios da Fiocruz