Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Bahia lança centro virtual de capacitação sobre doença falciforme


26/03/2013

Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

O estado da Bahia é o que apresenta a maior inicidência de doença falciforme no país, segundo o Ministério da Saúde. Para preencher a lacuna em relação ao conhecimento e tratamento da doença, a Fiocruz Bahia está lançando o Centro Virtual de Capacitação Multidisciplinar no Atendimento da Doença Falciforme, que deverá iniciar suas operações ainda este ano.

A doença falciforme constitui um grupo de doenças causadas por uma alteração genética, que faz com que as hemácias adquiram formato de foice, o que provoca bloqueio do fluxo sanguíneo, falta de oxigenação nos tecidos e, consequentemente, uma série outros sintomas no organismo.

O centro, que é fruto de uma parceria da Fiocruz com as faculdades de Farmácia e Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vai disponibilizar inicialmente um curso de capacitação, dividido em cinco módulos.

Ainda não há definição de datas para inscrições, critérios de participação ou creditação, mas aulas, em formato de vídeo já foram gravadas, e os materiais didádicos também estão prontos. Faltam apenas soluções sobre hospedagem do material. Os cursos também terão legendas em inglês para atender a países africanos que assinaram convênios para receber as aulas.  

Leia mais.
 

Voltar ao topoVoltar