Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Bahia: curso discutirá o impacto de grandes empreendimentos na saúde


06/10/2015

Fonte: CPqGM / Fiocruz Bahia

Compartilhar:

A Fiocruz Bahia, por meio do Laboratório de Epidemiologia Molecular e Bioestatística (LEMB), promove o Curso Internacional Avaliação de Impacto à Saúde de Grandes Empreendimentos, a ser realizado das 8h às 17h, nos dias 9 a 13 de novembro de 2015. O evento, que acontecerá na sala da pós-graduação da Biblioteca, conta com o apoio do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-Ensp), vice-presidência da Fiocruz, Capes e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com as coordenadoras Nelzair Vianna e Sandra Hacon, a avaliação de impacto à saúde (AIS) objetiva a identificação, predição, mitigação e avaliação de riscos à saúde causada em populações afetadas por políticas de desenvolvimento. "Tendo um enfoque interdisciplinar e multidisciplinar, a AIS objetiva influenciar a tomada de decisões que possam minimizar impactos negativos à saúde", afirma Nelzair.

A atividade, que contará com a participação do professor visitante Mirko Winker, da Swiss Tropical and Public Health Institute, será aberta para participantes com graduação na área de saúde, com prioridade para os profissionais das secretarias de saúde e, mesmo não sendo da área, exerçam atividades voltadas para a saúde pública ou AIS. Poderão participar também pessoas com atuação em avaliação de impacto ambiental (AIA), como engenheiros ambientais, geógrafos, biólogos, médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outras profissões.

Dentro do escopo do curso, que abrange 20 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas, serão discutidos os impactos causados pela Usina Hidrelétrica Belo Monte (Pará) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Ceará), Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (Rio de Janeiro), Trecho Sul da Ferrovia Norte-Sul (Tocantins a São Paulo), Conversão da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Paraná), Usina Hidrelétrica Santo Antônio e Usina Hidrelétrica Jirau (Rondônia).

A seleção dos participantes será realizada pelos professores organizadores do curso por meio de análise de currículo e carta de intenção, que deverão ser apresentados no ato da inscrição. Inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico: lemb@bahia.fiocruz.br. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (71) 3176-2353.

Voltar ao topoVoltar