Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz apoia região da Costa Verde devido aos desastres naturais


05/04/2022

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Em razão das fortes chuvas que afetaram recentemente toda a região da Costa Verde, especialmente Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, a Fiocruz está mobilizada para a implementação de ações imediatas de ajuda humanitária. A instituição está à disposição das municipalidades para a capacitação dos profissionais de Atenção Primária, Estratégia de Saúde da Família e de urgência e emergência. 

Diante ainda da necessidade de mitigação dos danos causados pelos desastres a médio/longo prazo, a Fundação se compromete a articular junto a instituições parceiras um conjunto de ações que permitam uma discussão mais estruturada do tema, especialmente, no que diz respeito a ações estruturantes relacionadas à sustentabilidade.

Desde 2009, a instituição atua no território através do Observatório Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS/ Fiocruz), em parceira com o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), a partir do diálogo entre saber tradicional e científico, para o desenvolvimento de estratégias que promovam sustentabilidade, saúde e direitos para o bem viver das comunidades tradicionais em seus territórios. Com esse trabalho, realiza ações relacionadas à promoção da saúde, sustentabilidade e justiça socioambiental, em comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras locais. 

A Fiocruz reforça ser uma questão de saúde pública os desastres ocorridos e suas consequências. Diante disso, a instituição aponta que é de suma a importância sua integração com os mecanismos de respostas nos territórios em que atua, a fim de apoiar as ações realizadas pelos municípios e estado do Rio de Janeiro em prol da mitigação de danos ocorridos.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar