Início do conteúdo

Fiocruz apoia estudo de vacina tetravalente contra a gripe

01/06/2021

Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

A Fiocruz Pernambuco está apoiando uma importante pesquisa, envolvendo testes clínicos em humanos, para uma vacina tetravalente contra a gripe. O Recife é uma das 11 cidades brasileiras a integrar o estudo, que visa avaliar a imunogenicidade e a segurança do imunizante. A nova vacina inclui quatro cepas do vírus influenza, sendo duas cepas A (H3N2 e H1N1) e outras duas cepas do B (B Victoria e B Yamagata). 

 

Na capital pernambucana os estudos estão sendo realizados em parceria com o Hospital Português e o Instituto Autoimune. A pesquisa também ocorre nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana (SP), São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Belo Horizonte, Porto Alegre, Pelotas, Fortaleza e Laranjeiras (SE). A pesquisa é desenvolvida pelo Instituto Butantan.

 

 

Os pesquisadores esperam contar com um total de 6,5 mil participantes/voluntários. Podem participar indivíduos a partir de 3 anos de idade (que atendam aos critérios de inclusão) até idosos. Não poderão fazer parte do estudo: mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar; pessoas com hipertensão, diabetes, condições psiquiátricas ou outras condições crônicas não controladas e pessoas em uso de medicamentos com corticóides ou quimioterápicos.

 

 

Os voluntários devem entrar em contato com a equipe da pesquisa, da qual o cientista da Fiocruz Pernambuco Rafael Dhalia é um dos coordenadores. O e-mail é vacinagripebutantan@ieprhp.org.br e os seguintes telefones são estes: (81) 3416-7971 / 99381-3236 / 99383-0328 / 99317-3027 / 99389-3026.

 

Voltar ao topoVoltar