Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Amazonas recebe atividades da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


27/04/2015

Por: Ariane Mondo (Fiocruz Amazonas)

Compartilhar:

Em maio, a equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) estará nos municípios de Barcelos e Novo Airão, no Amazonas, para oferecer as oficinas pedagógicas aos professores locais, abordando a articulação entre os temas de saúde e meio ambiente em sala de aula, com foco especial na doença de Chagas. A iniciativa é uma parceria entre pesquisadores do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz(IOC/Fiocruz), do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-Fiocruz).

As inscrições são gratuitas e todos os participantes receberão apostilas com recomendações de leitura e DVDs da VideoSaúde. Informações sobre essas oficinas podem ser obtidas pelo telefone (92) 3621-2353 ou pelo e-mail olimpiada@amazonia.fiocruz.br. Cristina Araripe, coordenadora nacional da Obsma e Rita Bacuri, coordenadora da regional Norte da Obsma, serão as representantes da Olimpíada Fiocruz nas oficinas do Amazonas.

Em fevereiro, a equipe olímpica teve uma aula sobre doença de Chagas, como parte da preparação das oficinas realizadas na região amazônica, onde há grande incidência da enfermidade. Veja a matéria.

Barcelos
As oficinas pedagógicas de Barcelos serão de 4 a 8/5 na Escola Estadual São Francisco de Sales (Avenida Mariua, 21). A palestra de abertura das oficinas pedagógicas da Olimpíada será feita pelo Dr. José Rodrigues Coura (IOC-Fiocruz) e pela Dra. Angela Junqueira (IOC-Fiocruz).

Novo Airão
As oficinas pedagógicas de Novo Airão serão de 11 a 14/5 na Escola Estadual Balbina Mestrinho (Rua Ademar de Barros, 17).
 
Sobre as oficinas pedagógicas
As oficinas pedagógicas da OBSMA são oferecidas a educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual, que são as três modalidades da OBSMA. As oficinas são pensadas como uma ação para sensibilizar professores de todo o Brasil, ao diálogo que pode haver entre a educação e os temas saúde e meio ambiente.

No ano passado o projeto das oficinas pedagógicas levou equipes multidisciplinares de profissionais a oito cidades para ministrar oficinas aos educadores interessados nas temáticas da Olimpíada. As oficinas, realizadas com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estiveram em: Petrópolis (RJ), Sobral (CE), Brasília (DF), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Niterói (RJ) e Rio do Sul (SC).

Em 2013 a OBSMA ofereceu oficinas pedagógicas em seis cidades brasileiras: Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Salvador (BA). As oficinas foram apoiadas por diversas instituições locais, incluindo Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, e atingiram diretamente cerca de 500 profissionais atuantes na área de educação.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar