Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz alerta sobre páginas falsas nas redes sociais. Conheça os canais oficiais da Fundação

03/09/2013

Compartilhar:

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tomou conhecimento, recentemente, de uma página falsa da instituição no Facebook. A instituição esclarece que todas as informações oficiais da Fiocruz são divulgadas nas redes sociais apenas pelos canais oficiais, gerenciados pela Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz ou pelas assessorias de comunicação de suas unidades. Existem, oficialmente, apenas quatro contas nas redes sociais que carregam o nome de Fiocruz:

Facebook:  www.facebook.com/oficialfiocruz
Twitter: www.twitter.com/fiocruz
YouTube: www.youtube.com/fundacaooswaldocruz
Flickr: www.flickr.com/fiocruz

Estes canais zelam pela transparência pública e responsabilidade sobre as informações publicadas e pela credibilidade centenária desta instituição. Qualquer outra página ou perfil em redes sociais com o nome de Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que não sejam as aqui listadas, não representam oficialmente a instituição. A assessoria de comunicação que gerencia os canais oficiais da Fiocruz nas redes sociais assume total responsabilidade pelos conteúdos publicados. As páginas falsas são apenas reprodutoras de conteúdo, não possuem linha editorial definida e não têm responsabilidade sobre aquilo que é postado. Um exemplo da falta de responsabilidade profissional dos gerenciadores dessas páginas/perfis falsos aconteceu em uma postagem realizada no dia 30 de agosto. Neste dia, a página falsa www.facebook.com/oswaldocruz.fundacao reproduziu uma matéria da Folha Dirigida sobre concurso público, repleta de inconsistências, e que teve quase 100 compartilhamentos. A Assessoria de Comunicação da Fiocruz já entrou em contato com a Folha Dirigida, que se comprometeu a publicar uma errata. A nota oficial com informações sobre o próximo concurso público foi divulgada na página oficial da Fiocruz no Facebook.

A Fiocruz esclarece ainda que já foram tomadas as providências cabíveis para exclusão da referida página falsa. Aqueles que se sentiram lesados por pensarem estar seguindo uma página oficial da Fiocruz também podem fazer uma denúncia ao Facebook. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar