28/04/2021
Juliana Xavier
O Castelo Mourisco ficará iluminado na cor verde de hoje (28/4) até sexta-feira (30), em adesão à campanha do Abril Verde, movimento que tem como objetivo reduzir os acidentes de trabalho e agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.
Segundo dados do novo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), no período de 2012 a 2020 foram notificados mais de 5,5 milhões de acidentes de trabalho, dos quais, 20.467 resultaram em morte, chegando ao triste número de uma morte a cada 3h 51m 28s. Ainda segundo o SmartLab, foram gastos cerca de R$ 103 trilhões para o pagamento de auxílios-doença por acidente de trabalho, aposentadorias por invalidez acidentária, pensões por morte acidentária e auxílios-acidente, estes últimos, relacionados a sequelas e redução da capacidade laborativa, além de mais de 400 milhões de dias de trabalho perdidos. Esses números colocam o Brasil em 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho e em 5º lugar em acidentes de trabalho, depois de Colômbia, França, Alemanha e Estados Unidos.
Para Sônia Gertner, chefe da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (CST/Cogepe/Fiocruz), a mobilização em torno da data é necessária, pois é preciso priorizar a redução desses números, sendo este, o caminho para preservação da vida dos trabalhadores, promovendo saúde e segurança no ambiente de trabalho. “Essa iniciativa visa trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida, mobilizando a sociedade e os órgãos responsáveis”, enfatizou.
A conscientização dos trabalhadores é prática importante para a prevenção de acidentes e agravos relacionados ao trabalho, devendo ser o objetivo de qualquer nível hierárquico, organização e procedimento de trabalho. Minimizar ou eliminar os riscos em qualquer atividade é uma meta a ser atingida e perpetuada por todos no dia a dia de trabalho, por isso, é de extrema importância que os ambientes sigam os padrões de segurança exigidos, conforme as necessidades de cada atividade e em interação com os trabalhadores.
Covid-19 é mais um alerta no Abril Verde
Na atual pandemia da Covid-19, torna-se evidente que tratar da segurança e saúde no trabalho não se restringe apenas ao cumprimento de Normas Regulamentadoras. As empresas devem estar atentas e seguir as recomendações dos órgãos competentes para não expor a saúde dos trabalhadores. Recomenda-se que, se o local de trabalho possibilitar o trabalho remoto, este seja o modelo adotado, para os locais que exigem trabalho presencial, é preciso seguir rigorosamente as orientações de higienização e controle do contágio.
Para colaborar com a manutenção e cuidado com a saúde, a Fiocruz produziu uma ampla gama de documentos com informações relacionadas ao Coronavírus. “Além de promover ações de prevenção, a Fiocruz disponibiliza informações seguras para a população e para os trabalhadores. Este é um momento crítico para a saúde, por isso, quanto mais preparados e bem-informados estivermos, menor será o impacto”, afirmou Sônia. Clique aqui e acesse o material.
Além disso, as redes sociais da Fiocruz são atualizadas diariamente com dicas e novidades sobre o tema.
Saiba o que fazer em caso de acidente no Campus Manguinhos da Fiocruz
Em situação de acidente de trabalho no Campus Manguinhos ou Expansão, entre em contato com um dos serviços abaixo, a depender da hora e/ou dia de funcionamento:
• Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas (exceto feriados): Acionar o Nust/CST - Telefone: 3836-2703/3836-2203.
• Segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas (exceto feriados): Acionar o Nust/Bio-Manguinhos - Telefone: 3882-9535
• Segunda a sexta-feira após as 19 horas, finais de semana e feriados: Acionar a Brigada de Contingências - Telefones: 2209-9153 ou 2209-9143
• Segunda a segunda após às 17h, finais de semana e feriados 24h: Acionar o Nust/INI – Telefone: 99644-6979. O Nust/INI está localizado no prédio da CST e atende nos horários em que o Nust/CST não está em funcionamento.
Sobre o dia 28/4
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.