Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Acolhe 2016 recebe alunos estrangeiros e de outros estados em 2/3


12/02/2016

Por Philippe Matta (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) convida todos os alunos que tenham saído dos seus locais de origem para desenvolver estudos de pós-graduação nas unidades da instituição no Rio de Janeiro, sejam eles estrangeiros ou brasileiros. O Fiocruz Acolhe de 2016 será realizado no dia 2 de março, das 9h às 12h, no auditório do Museu da Vida, no Campus Manguinhos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro por meio do link https://goo.gl/0Io1ZA

O evento visa facilitar a adaptação destes alunos, que demandam melhor entendimento da estrutura e organização da Fiocruz, e também auxiliá-los em aspectos cotidianos da chegada ao Rio de janeiro, como obtenção de documentos, abertura de conta bancária, prorrogação de visto, entre outros. Da parte da Fiocruz, também há o interesse em saber mais sobre a origem, cultura, experiências e expectativas desses alunos, além de reforçar os acordos e parcerias existentes e estabelecer novas áreas e formas de cooperação.

“O Fiocruz Acolhe tem por finalidade pensar condições melhores para que os estudantes possam aproveitar o período na pós-graduação e, muitas vezes, as experiências que esses alunos trazem de seus países e seus contextos, se tornam objeto de atenção dos nossos programas. Acho que é um dos eventos mais ricos que nós temos com essa finalidade. É sempre uma atividade muito bem recebida”, ressalta a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

O evento contemplará diversas atividades para fomentar a inserção e integração entre os estudantes. A atividade é uma ótima oportunidade para que alunos estrangeiros e brasileiros conheçam a organização e a missão da Fiocruz, em um ambiente amigável e descontraído.

Origem

A coordenadora-geral de Pós-graduação, Cristina Guilam, contou da origem do evento. “A Associação de Pós-Graduandos (APG) nos trouxe demandas de alunos de fora do Rio de Janeiro, e com isso um conjunto de questões foram surgindo para que organizássemos um grupo de trabalho voltado especificamente para o acolhimento”.

O grupo é formado pela Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC) e o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris). O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), as maiores unidades de ensino e que recebem mais alunos vindos de fora do estado, também participam do grupo. “No decorrer das discussões do grupo, surgiu a ideia de criar esse evento, para que a voz dos alunos fosse ouvida e para que eles mesmos pudessem interagir entre si e conhecer mais o dia-a-dia da instituição”, completa Cristina.

Para mais informações ou para dúvidas sobre o evento, escreva para fiocruzacolhe@gmail.com.

Voltar ao topoVoltar