Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz abre Chamada Pública para formação em Direitos Humanos e Promoção de Saúde


16/05/2022

Cooperação Social da Presidência da Fiocruz

Compartilhar:

A Fiocruz, por meio de sua Coordenação de Cooperação Social, lança hoje (16/5) a Chamada Pública: Rede de defensores de direitos do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições ficam abertas até o dia 27 de maio e podem ser realizadas clicando aqui. A convocatória é voltada para lideranças comunitárias e defensores de direitos que atuem em grupos, movimentos, organizações, coletivos ou instituições em territórios populares de áreas urbanas ou rurais do Estado do Rio de Janeiro. 

A chamada pública irá selecionar 20 lideranças e defensores de direitos para participarem de uma formação em Direitos Humanos e Promoção de Saúde a partir de um ciclo de oito oficinas temáticas, previstas para serem realizadas de julho a novembro deste ano. 

As oficinas irão abordar os seguintes temas: Educação; Direitos das Mulheres; Etnia/Raça; Reforma Agrária e Segurança Alimentar; Direito à Moradia Urbana; LGBTQIA+; Justiça Socioambiental; Povos Tradicionais, Indígenas e Quilombolas; Saúde integrada; Acesso à Cultura; Sistema Prisional; Sistema Socioeducativo; Direito da Criança e Adolescente/Juventudes; Familiares de vítimas de violência; Mobilidade Urbana; Pessoas com Deficiência; Refugiados e migrantes; Trabalho Digno; e Comunicação popular.

Após a seleção, a equipe multidisciplinar do projeto Defensores de Direitos Humanos: Promoção de saúde e apoio para formação de rede realizará o acompanhamento das lideranças com visitas e encontros em seus territórios de atuação.

“Um projeto como esse, que prevê a construção de uma rede de defensores populares, se conecta com a promoção da saúde em sua perspectiva ampliada, valorizando os indivíduos como sujeitos de direitos, estimulando a ampliação dos direitos civis, sociais e políticos e contribuindo para promoção de territórios saudáveis e sustentáveis”, explica Gabriel Simões, coordenador do projeto pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. 

“Contaremos com especialistas da Fundação Oswaldo Cruz e de outras instituições parceiras do projeto nos encontros e oficinas. Além delas, serão realizadas ações com objetivo de auxiliar no encaminhamento de demandas apresentadas pelos defensores e por suas redes territoriais. Com isso, pretendemos dinamizar soluções para os casos apresentados e também realizar encaminhamentos entre as instituições parceiras”, explica Dejany Ferreira, psicóloga, integrante da coordenação colegiada do projeto e ex-coordenadora da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). 

O projeto considera como defensoras e defensores de direitos as pessoas, grupos, organizações, povos e movimentos sociais que atuam contra todas as violações de direitos e liberdades fundamentais de povos e de indivíduos, bem como pela conquista de novos direitos individuais e coletivos (políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais). 

Podem se candidatar pessoas que sejam maiores de 18 anos e possuam atuação comprovada em movimentos e organizações populares. Serão priorizados(as) candidatos(as) que atuem com um ou mais temas das oficinas. O resultado das propostas aprovadas será divulgado publicamente no link: https://portal.fiocruz.br/coordenacao-de-cooperacao-social .

Voltar ao topoVoltar