16/12/2019
Juliana Xavier/Cogepe
Saúde mental e trabalho na Fiocruz foi o tema da primeira roda de diálogos do 1º Encontro de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (Fio-Ensat), que teve como tema: Saúde Mental e Trabalho na Fiocruz. O evento foi realizado no dia 2 de dezembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). “O nosso maior desafio dentro da instituição é pensar os processos de trabalho, que são diversos e plurais. Precisamos pensar nesses processos de forma coletiva e fortalecer espaços como esse, que é um espaço de troca e de escuta, de onde pode sair propostas muito boas para solução de problemas”, destacou a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andréa da Luz.
Como desdobramento do evento, está programado a realização de um ciclo de diálogos sobre trabalho e saúde na Fiocruz, com as seguintes temáticas: diversidade e inclusão no trabalho na Fiocruz, em fevereiro de 2020, na Fiocruz Brasília; violências e trabalho na Fiocruz, em março de 2020; acidente de trabalho e vigilância em saúde do trabalhador na Fiocruz, também em março e programado para ocorrer na Fiocruz Bahia; e saúde do trabalhador e organização por local de trabalho na Fiocruz, em abril de 2020.
O Fio-Ensat é uma construção coletiva de setores institucionais vinculados à saúde do trabalhador e integra a programação comemorativa dos 120 anos da Fundação. Participam as vice-presidências de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAPS) e de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI); a Coordenação de Saúde do Trabalhador da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CST/Cogepe); o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp); e a Asfoc-SN.