Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fio-Chagas realiza 16º encontro para debater estratégias de ação


30/09/2019

Kath Lousada e Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

O 16º encontro anual da rede de pesquisa translacional em Doença de Chagas, Fio-Chagas, aconteceu nos dias 14 a 16 de agosto de 2019, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

A abertura das atividades programadas para o evento contou com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, dos vice-presidentes, Rodrigo Correa e Marco Krieger, e de diretores, assessores e coordenadores da Fiocruz. A integração das áreas em torno do tema foi destaque na fala de Nísia. “A importância das áreas representadas neste encontro expressa uma história de compromissos com a Doença de Chagas. E é o momento de avançarmos mais.” 

Foram convidados para participar dos debates Pedro Albajar-Viñas, representando a Organização Mundial da Saúde, e Júlio Croda, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, que apresentou estratégias de enfrentamento a doença de Chagas. Júlio Croda disse que “este momento é oportuno porque estamos na fronteira tecnológica das inovações, que estão chegando para doença de Chagas, mas é preciso dar um passo maior: da implementação.” Na sequência do evento foram realizadas mesas-redondas para discussão de ações e apresentações dos projetos realizados na rede Fio-Chagas. 

A conclusão dos trabalhos resultará numa proposta de ação para o enfrentamento da doença de Chagas no Brasil a ser enviada para o Ministério da Saúde.

O Programa de Pesquisa Translacional é uma iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz. 
 

Voltar ao topoVoltar