26/02/2018
Fonte: Canal Saúde/Fiocruz
O Brasil confirmou 545 casos de febre amarela, com 164 mortes, entre julho de 2017 e fevereiro deste ano. Os dados são do mais recente boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 21/2. O levantamento reúne as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país. Depois de Minas Gerais, que começou uma campanha de vacinação no ano passado, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia iniciaram suas campanhas este ano.
Para dar conta da demanda, foi adotada a estratégia de fracionar a dose da vacina, o que garante a imunização por, pelo menos, oito anos. O Ministério da Saúde estuda ampliar a vacinação contra febre amarela para todo o país ainda em 2018.
Os convidados são o pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira; o consultor científico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Reinaldo Menezes; e a entomologista pesquisadora do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Dinair Couto Lima.
Mais em outros sítios da Fiocruz