Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Farmanguinhos/Fiocruz firma acordo com a Universidade de Coimbra


20/12/2023

Mariângela Longínio (Farmanguinhos/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) deu passo importante no caminho da internacionalização de suas atividades com a assinatura de um memorando de entendimento com a Universidade de Coimbra (UC). A cooperação internacional prevê o desenvolvimento de ações nas áreas de educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico na saúde. Assinado pelo diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, e pelo pró-reitor da universidade portuguesa, Nuno Mendonça, o documento está alinhado a uma portaria da Presidência da Fiocruz, publicada em outubro, que estabelece regramento para atender a Política de Inovação da Fundação, especificamente para ações voltadas à promoção da internacionalização e, sobretudo, destinadas ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e à apropriação de tecnologias e produtos de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS).

A delegação portuguesa e a direção de Farmanguinhos na biblioteca do Castelo Mourisco (Foto: Mariangela Longinio)

 

“A Fiocruz está em um momento singular com iniciativas formais para a internacionalização de suas atividades e um acordo de cooperação com uma universidade de referência europeia, como a de Coimbra, faz parte dessa estratégia. A ideia é o desenvolvimento conjunto de novos medicamentos, fármacos e tecnologias, além de oferecer cursos e capacitações em conjunto para o aprimoramento dos nossos programas de pós-graduação”, afirmou Jorge Mendonça.

O pró-reitor Nuno Mendonça disse que a Universidade de Coimbra deseja se aproximar de ecossistemas para a transferência de conhecimentos e desenvolvimento. “A Universidade de Coimbra olha para para Fiocruz como parceira essencial que pode complementar a sua capacidade de investigação científica. Somos uma instituição de referência internacional e queremos fomentar essa relação de modo que nossos alunos e pesquisadores possam usufruir de todo o conhecimento científico oriundo dessa parceria”, destacou.  

Para o vice-presidente de Produção, Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, a visita da delegação da UC e de empresas que fazem parte do seu ecossistema materializa algumas iniciativas de prospecção de parcerias. “Estamos vislumbrando oportunidades de projetos de transferência de tecnologia e até de integração das nossas capacidades produtivas. Temos ativos complementares que são feitos no Brasil que podem se valer de parceiros para alcançar outros mercados, como a África e o próprio mercado europeu”.  

Em sua a visita ao Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos, em 12 de dezembro, a delegação foi apresentada a projetos. Também fizeram parte do grupo o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (ex-diretor da Faculdade de Farmácia), Francisco Veiga; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Bluepharma e seu vice-presidente, respectivamente, Paulo Barradas e Sérgio Simões; o diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), Antero Abrunhosa, e Tânia Covas, assessora do reitor Amílcar Falcão.     

No dia seguinte (13/12), o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, deu boas-vindas à delegação de Portugal, no Castelo Mourisco, destacando o trabalho desenvolvido pela Fundação e citou que, no contexto internacional, o Brasil busca se reafirmar como player do mercado no campo da saúde. “Esse movimento de Farmanguinhos, de aproximação de Portugal, é muito importante”, ressaltou. Para abertura da reunião de trabalho, o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, por videoconferência, ressaltou que a parceria com a Fiocruz e com Farmanguinhos é bem-vinda, além de afirmar que a Universidade está comprometida em fazer um excelente trabalho conjunto.

Na ocasião, os vice-presidentes da Fiocruz Cristiani Machado (Educação, Informação e Comunicação), Hermano Castro (Ambiente, Atenção e Promoção em Saúde) e Maria de Lourdes Oliveira (Pesquisa e Coleções Biológica); além da assessora de Cooperação Internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde, Ilka Vilardo, abordaram as iniciativas conduzidas em suas respectivas áreas. E, por Farmanguinhos, a vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação, Núbia Boechat, destacou os projetos e as pesquisas desenvolvidas, além dos cursos de especialização, mestrado e doutorado. As coordenadoras de Farmanguinhos Alessandra Esteves (Desenvolvimento Tecnológico), Mariana de Souza (Departamento de Educação) e Tereza Santos (Centro de Empreendedorismo e Assistência Farmacêutica), além de Daniela Rangel (Relações Internacionais) e a pesquisadora Mônica Macedo (Laboratório de Síntese de Fármacos/Lasfar) participaram do encontro.

“Fiquei impressionado com o ecossistema da Fiocruz, com o nível de qualidade técnica e humana, bem como a dimensão nacional extremamente importante da instituição ao longo de mais de 100 anos e que, agora, se projeta para o futuro. Desejamos desenvolver parcerias que respondam às necessidades dos sistemas universais de saúde em Portugal e no Brasil, com mais qualidade de serviços para as pessoas, acesso a medicamentos especializados e, no final, melhor saúde para todos”, ressaltou o diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa. Paulo Barradas disse que sua empresa está à disposição. "Podemos contribuir para o desenvolvimento da indústria farmacêutica brasileira, por meio da transferência de tecnologias, com projetos e produtos novos". O grupo português participou de visita guiada ao Castelo Mourisco e conheceu as instalações do centro hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e da Unidade de Apoio ao Diagnóstico (Unadig), sendo recepcionado, respectivamente, pela diretora Valdiléa dos Santos e pela coordenadora-geral Erika de Carvalho.

Voltar ao topoVoltar