Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Farmanguinhos doa mil kits antimalárico à Bolívia


27/09/2010

Compartilhar:

Farmanguinhos doa mil kits antimalárico à Bolívia

Farmanguinhos/Fiocruz acaba de doar mil kits do antimalárico Artesunato+Mefloquina (ASMQ) à Bolívia. O medicamento é atualmente o mais indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o tratamento da doença que mais mata no mundo – um milhão de pessoas morrem anualmente de malária.  A doação é uma ação conjunta entre Farmanguinhos, Programa Nacional de Malária do Ministério da Saúde boliviano e a Opas Bolívia para o país que passa por uma epidemia.

O desenvolvimento do produto é uma estratégia decisiva de luta global contra a malária. Totalmente desenvolvido e registrado no Brasil, o medicamento é uma combinação de duas substâncias (artesunato e cloridrato de mefloquina), antes usadas separadamente. De acordo com os resultados obtidos até o momento, essa formulação em dose fixa é mais eficaz no combate à doença.

A redu­ção do número de comprimidos e dias do tratamento resulta na cura mais rápida dos pacientes e num baixo índice de abandono. São necessários apenas dois comprimidos por dia, durante três dias, para se chegar à cura da doença. Na terapêutica convencional, os comprimidos são divididos ao meio, dificultando a adesão ao tratamento, causando sua interrupção, o que provoca resistência ao microor­ganismo.

Conheça o site de Farmanguinhos/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar