Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Faperj contempla Editora Fiocruz em edital


11/06/2013

Compartilhar:

Em 2013, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou um edital inédito, com o objetivo de apoiar editoras de instituições científicas e tecnológicas sediadas no RJ. Os resultados deste edital foram anunciados no dia 9 de maio. Foram contemplados os projetos apresentados pelas editoras de seis instituições: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O projeto da Editora Fiocruz propõe uma nova abordagem sobre e-books para a divulgação científica da saúde pública.

Parte-se da observação de que a extinção do livro de papel não foi nem será – pelo menos a médio prazo – decretada, porém um novo e importante mercado já emergiu: o dos e-books. Embora a exclusão digital ainda seja um problema, é crescente o número de pessoas – sobretudo jovens – com interesse e acesso à internet, a celulares e a toda sorte de gadgets eletrônicos. Paralelamente, é na população jovem também que mais se verifica um desinteresse pela leitura nos moldes convencionais. Desse modo, os recursos das novas tecnologias da informação e comunicação oferecem oportunidades para a formação de novos leitores e, consequentemente, para a disseminação de conhecimentos em ciências e saúde.

Logo, investir no desenvolvimento de e-books e torná-los cada vez mais acessíveis é uma estratégia fundamental para as editoras universitárias. Executar essa estratégia envolve, pelo menos, dois desafios. O primeiro é dominar as tecnologias para produzir, tornar disponíveis e medir o impacto dos e-books. O segundo consiste em desenvolver livros que sejam e-books desde a concepção do projeto. Atualmente, as ações da Editora Fiocruz relacionadas aos e-books estão concentradas no SciELO Livros. Vários dos seus títulos estão em formato eletrônico no portal http://livros.scielo.org, mas todas as obras lá disponíveis foram desenvolvidas, originalmente, como livros tradicionais e, posteriormente, convertidas em PDF e Epub.

O projeto, então, assume dois eixos centrais. O primeiro tem como objetivo instrumentalizar e capacitar a Editora Fiocruz para intensificar suas ações junto ao SciELO Livros, de modo que mais títulos possam ser colocados à disposição do público em formato eletrônico. O segundo busca potencializar o alcance dos e-books e torná-los mais atrativos, especialmente para o público jovem, projetando-os a partir da utilização dos diferentes recursos da hipermídia, como áudio, vídeo e links, e favorecendo a aquisição de conhecimentos por meio de uma leitura não necessariamente linear.

Para conhecer as outras propostas contempladas pelo edital da Faperj, clique aqui.

Para ler a íntegra do edital, clique aqui.

Voltar ao topoVoltar