Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição 'Uma aventura pelo corpo humano' chega a Anápolis, em Goiás


05/11/2014

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Como funciona o corpo humano? O que tem dentro do nariz? Que tal manipular modelos de corações e cérebros? Repostas para essas e outras questões podem ser encontradas na exposição itinerante "Uma aventura pelo corpo humano", do Museu da Vida, cuja inauguração está marcada para esta quarta-feira, 5 de novembro, no Planetário Digital de Anápolis, município de 330 mil habitantes no estado de Goiás. A mostra é indicada para crianças a partir de cinco anos e reúne atividades interativas e lúdicas, como “Por dentro do nariz” e “Haja estômago”. A exposição fica em cartaz até janeiro de 2015.

A atividade “Por dentro do nariz” é feita com o visitante de olhos vendados. Ao entrar em um nariz-caverna, ele pode sentir as substâncias em seu interior. Em “Haja estômago”, é abordado os temas comida e digestão, a partir do percurso feito pela comida no interior do corpo. Na atividade “Modelando o cérebro”, a criança pode customizar um cérebro em miniatura feito com gesso e ainda levá-lo para casa. A mostra faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", uma parceria do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa (Faperj).

Planetário Digital de Anápolis

Com 1.200 m² de área, o Planetário Digital de Anápolis possui três espaços. O primeiro é o Planetário Digital, onde são realizadas projeções digitais e conta com uma cúpula em formato hemisférico de 10 metros de diâmetro com capacidade para até 70 pessoas. O segundo é o Observatório Astronômico. Nele é possível observar os corpos celestes por meio de um conjunto de quatro telescópios. No terceiro espaço, o Planetário 3D, há o espaço de Ciências Afins. Além de atividades de ciências e tecnologia em salas exclusivas para crianças, são realizadas oficinas nas áreas de matemática, química, física, biologia e astronomia, e exibição de filmes e vídeos educacionais e científicos.

Museu da Vida

Um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade. Este é o Museu da Vida, cujo objetivo é informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, por meio de exposições permanentes e itinerantes, com atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. É vinculado à Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz. Criado há 15 anos, o Museu da Vida funciona no campus da Fundação, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e visa proporcionar à população a compreensão do processo e dos progressos científicos e de seu impacto no cotidiano, ampliando sua participação em questões ligadas à Saúde e à C&T. Abaixo, o serviço da mostra no Planetário Digital de Anápolis:

Serviço

Exposição Uma Aventura pelo Corpo Humano
Visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h (grupos de estudantes), e de quarta-feira a sábado, das 18h às 22 horas (visitação livre). Telefone para agendamento: (62) 3902-2728
Local: Planetário Digital de Anápolis - Praça Augusto César Miranda de Alencar, s/nº - Av.: Jamel Cecílio - bairro JK Nova Capital.

Voltar ao topoVoltar