Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Exposição de obras raras está aberta ao público até 30/9, em Manguinhos


15/08/2013

Compartilhar:

A exposição Obras raras da Fundação Oswaldo Cruz: acervos especiais será inaugurada nesta sexta-feira (16/8), às 13h, no Castelo Mourisco da Fiocruz. Com entrada franca, a mostra reúne materiais diversos com ênfase nas ciências biológicas, na medicina e na história natural.

Na mostra, o visitante terá acesso a dados importantes do trabalho desenvolvido pela Seção de Obras Raras Assuerus H. Overmeer e pela Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz. Entre eles, o Relatório da viagem de estudos à cidade de São Paulo, realizada pelos alunos do Curso de Aplicação em 1936; o manuscrito Luta contra os escorpiões; lâminas com preparações histológicas para estudo ao microscópio; pranchas com exsicatas (amostras de plantas prensadas); discos de vinil com campanhas de saúde; rolo de filme fotográfico etc.

A Seção de Obras Raras, localizada no mesmo prédio da exposição, é responsável por um conjunto documental que começou a ser constituído em 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, hoje Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente, a Seção possui cerca de 70 mil volumes que remontam ao século 17 e se estendem até o século 20, abrangendo as mais variadas áreas do conhecimento científico.

A exposição integra os eventos da 3ª Semana Fluminense do Patrimônio 2013. 

Serviço

Exposição Obras raras da Fundação Oswaldo Cruz: acervos especiais
Data: de 16/8 (às 13h) a 30/9
Horário: 9h as 16h
Local: Seção de Obras Raras Assuerus H. Overmeer, no 3º andar do Pavilhão Mourisco - Castelo da Fiocruz
Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Saiba mais.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar